SE iniciará 2° etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

Estado almeja imunizar 450 mil bovinos e bubalinos na faixa etária de zero a 24 meses (Foto: Ascom Seagri)

Na próxima quarta-feira, 1º de novembro, terá início a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Sergipe, que se estenderá até o dia 30 do mesmo mês. Com a participação ativa dos pecuaristas, autoridades e profissionais da saúde animal, o estado busca reforçar o compromisso com a sanidade de seu rebanho e almeja a conquista do status de área livre da doença sem vacinação, em breve.

Esta segunda etapa será voltada para animais de zero a 24 meses, incluindo bovinos e bubalinos. O plantel a ser imunizado nessa faixa etária é de pouco mais de 450 mil animais, demonstrando o compromisso do Estado com a proteção do rebanho jovem. O restante do rebanho deverá ser declarado na Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). O prazo para declarar se estenderá até o dia 10 de dezembro, portanto é importante realizar a declaração logo após a vacinação do animal.

Área livre da febre aftosa sem vacinação

Segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), dentre os requisitos para a retirada da obrigatoriedade da vacinação estão a realização de concurso público para a Emdagro, que já foi concretizada; a criação de um fundo de reserva estadual, que também já está em funcionamento; e outro fundo de reserva privado pelos produtores, o que já está sendo concluído, além do índice de vacinação, que precisa superar os 90%.

A busca pelo status de área livre da febre aftosa sem vacinação traz inúmeros benefícios para o Brasil, uma vez que reforça a qualidade da carne produzida no país, no cenário global. O Brasil almeja, por meio dessas iniciativas, demonstrar ao mundo que sua carne é a melhor do planeta.

A diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, enfatiza a importância da campanha e da declaração dos rebanhos. “Nossa meta é consolidar Sergipe como área livre da febre aftosa sem vacinação brevemente, e isso só será possível com a participação ativa dos pecuaristas, a declaração dos rebanhos e o cumprimento dos requisitos estabelecidos. Isso representa um grande avanço para o nosso estado e para todo o Brasil”, pontuou.

Com a campanha de vacinação em andamento e o comprometimento de todos os envolvidos, Sergipe reforça sua posição como protagonista na garantia da sanidade do rebanho nacional e na produção de carne de qualidade para consumo interno e exportação.

Resultado da 1ª etapa

Na primeira etapa da campanha, realizada em maio deste ano, o Estado imunizou 1.159.392 bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, representando 94.36% do rebanho, ultrapassando, assim, o índice previsto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Esse índice demonstra o compromisso e a eficácia das ações em prol da sanidade animal. Sergipe está há 28 anos sem registro de casos de febre aftosa.

Fonte: Governo de Sergipe 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais