SE será reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação

A partir de 2024, Sergipe passa a ser reconhecido nacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação (Foto: Seagri)

A partir de 2024, o estado de Sergipe passará a ser reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 14, pelo Governo de Sergipe.

De acordo com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o anúncio ocorreu durante o 3º Fórum Nacional do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE-PNEFA), ocorrido na última sexta-feira, 8, de forma virtual. A última campanha de vacinação contra a doença deve acontecer no mês de abril de 2024, marcando o fim de 23 anos de reconhecimento como área livre de febre aftosa com vacinação.

De acordo com a Emdagro, a partir do reconhecimento, a empresa se prepara para realizar estudos soroepidemiológicos em março de 2024, visando fortalecer e manter o serviço veterinário, intensificar a vigilância nas propriedades rurais, promover eventos agropecuários e fiscalização nas fronteiras.

“A partir de 1° de maio de 2024, não será permitido o ingresso de animais de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí na fronteira com Sergipe”, indicou a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade.

Esse avanço representa uma economia substancial para os criadores, que não precisarão mais adquirir vacinas e toda a logística da vacinação. Além disso, eles poderão comercializar seu rebanho nacionalmente, sem restrições, abrindo portas para benefícios econômicos e fortalecendo o setor agropecuário de Sergipe.

Com informações da ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais