Sefaz apreende 48 toneladas de mercadorias sem notas fiscais

Auditores tributários da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), apreenderam na manhã desta quarta-feira, 12, cerca de 48 toneladas de produtos, entre confecções, fumo, açúcar, refrigerante e madeira. A ação dos auditores é resultado de uma investigação iniciada na noite de terça-feira, 11, e que só terminou às 10h de hoje, culminando na apreensão de todo o material. Denominada ‘Boas Festas’, a operação prossegue durante o mês de dezembro em todo o Estado.

Segundo o auditor tributário, responsável pela operação, José Wellington dos Santos, algumas mercadorias estavam sem a documentação fiscal e outras apresentavam nota fiscal inidônea. A exemplo do que ocorreu na semana passada, mais duas carretas oriundas de Caruaru (PE) traziam para Sergipe mercadorias ilegais. “Dessa vez, haviam 27 toneladas só de confecções, todas elas sem documento fiscal”, disse o auditor.

Carga de fumo
José Wellington informou ainda que, outra carreta vinda de Arapiraca (AL) transportava 10 toneladas de fumo, também sem nota fiscal. No caso dos refrigerantes, das madeiras e do açúcar a fraude ocorria de outra forma. Tratava-se de nota fiscal inidônea, ou seja, o documento apresentava um valor inferior ao que realmente constava nas mercadorias. O veículo apreendido com a madeira era oriundo do Estado do Pará e transportava mais de 17 m³ de madeira. 

‘Boas Festas’

O auditor da Sefaz disse que as operações visando combater à sonegação de impostos vão continuar, e o objetivo é intensificá-las até o final do ano. As ações ocorrem em dias, horários e locais indeterminados. A idéia é surpreender aqueles contribuintes que tentam burlar o fisco. Em média as operações acontecem com duração de seis horas, havendo uma completa inspeção de caminhões, carretas e até carros de passeio.

A operação ‘Boas Festas’ envolve auditores técnicos da Sefaz e conta com o apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Companhia Fazendária da Polícia Militar de Sergipe.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais