A secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) irá sediar nesta sexta-feira, 17, a capacitação de coordenadores, educadores e oficineiros do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Com o tema “Marque um gol contra o crack: erradicando o trabalho infantil”, o evento acontece a partir das 8h, no auditório do órgão, com a participação de 170 técnicos dos municípios sergipanos.
De acordo com a coordenadora Estadual do Peti, Maria de Fátima Leite Góis, a iniciativa tem como objetivo qualificar os educadores para que possam desenvolver as atividades socioeducativas com crianças e adolescentes inseridos no programa.
No primeiro momento os participantes vão participar de um ciclo de palestras com os mais variados temas como a apresentação do Plano Estadual do Enfrentamento ao Crack, do Projeto Vida Alegre, e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Haverá ainda uma mesa redonda para discutir a temática “Trabalho Infantil: Direitos, Consequências e Legislação”.
“Esse será um momento bastante esperado diante das visitas realizadas pelos técnicos da Seides aos municípios, onde constatamos algumas inadequações. E como o papel do Estado é acompanhar e orientar as regiões no sentido de que prestem um bom serviço as nossas crianças, a capacitação dará subsídios para que todos possam desenvolver um trabalho adequado”, pontuou Fátima.
Peti
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com duas ações articuladas: o serviço socioeducativo ofertado para as crianças e adolescentes afastadas do trabalho precoce, e a transferência de renda para suas famílias. O Peti prevê ainda ações socioassistenciais com foco na família, potencializando sua função protetiva e os vínculos familiares e comunitários.
O objetivo do programa é erradicar todas as formas de trabalho infantil no país em um processo de resgate da cidadania de seus usuários e inclusão social de suas famílias, tendo como público alvo crianças e adolescentes em situações de trabalho, com idade inferior a 16 anos.
Seminários
A partir da próxima segunda-feira, 20, acontecem no auditório da Seides, sempre das 8h às 17h, oficinas com os coordenadores e monitores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Os encontros vão incluir apresentações de atividades desenvolvidas nos municípios e que contribuíram para o sucesso do programa. Veja a programação abaixo:
Alto Sertão – 20/09
Poço Redondo, Porto da Folha, Canindé, Gararu, Monte Alegre, N. S. de Lourdes e N. S. da Glória
Baixo São Francisco – 21/09
Brejo Grande, Ilha das Flores, Japoatã, Neópolis, Pacatuba, Própria, São Francisco
Baixo São Francisco – 22/09
Amparo, Canhoba, Cedro, Malhada dos Bois, Muribeca, Santana do São Francisco e Telha
Médio Sertão – 23/09
Aquidabã, Cumbe, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi e N. S. das Dores
Leste Sergipano – 27-09
Capela, Carmopólis, Divina Pastora, General Maynard e Japaratuba
Leste Sergipano – 28/09
Pirambu, Rosário, Santa Rosa e Siriri
Agreste Central – 29/09
Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana e Macambira.
Agreste Central – 30/09
Malhador, Moita Bonita, N. S. Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos e São Miguel.
Sul Sergipano – 05/10
Itabaianinha e Umbaúba
Sul Sergipano – 06/10
Cristinápolis, Tomar do Geru, Salgado e Pedrinhas
Sul Sergipano – 07/10
Estância e Boquim
Sul Sergipano – 13/10
Arauá, Santa Luzia e Indiaroba
Centro Sul – 14/10
Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas. Simão Dias e Tobias Barreto.
Fonte: Ascom/Seides
Grande Aracaju – 18/10
Itaporanga, Maruim, S. Cristovão e Riachuelo
Grande Aracaju – 19/10
Socorro, Laranjeiras, Barra e Santo Amaro das Brotas
Grande Aracaju – 20/10
Aracaju
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B