Sejuc e OAB vão ativar parlatórios no Copemcan

Parlatório é o local para os advogados falarem com os clientes

O secretário da Justiça e Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, determinou hoje, 8, que o setor de engenharia da pasta faça os estudos necessários para reabertura dos parlatórios no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), a fim de atender a uma reivindicação da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE). O parlatório é um local específico nas unidades prisionais para os advogados conversarem como os clientes. O Copemcan, maior presídio do Estado, recebe, em média, 10 a 15 advogados por dia.

Pela manhã, Cristiano Barreto visitou o Copemcan com o presidente interino da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Robson Barros, quando percorreram os pavilhões junto com o engenheiro da Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), Cícero Leonardo Menezes. Ele vai elaborar um relatório sobre as mudanças que precisão ser feitas nos pavilhões, com os respectivos custos, e entregará ao secretário.

O advogado Robson Barros disse que foi muito importante a visita à unidade e que a ativação dos parlatórios no cinco pavilhões vai facilitar bastante a visita que os advogados fazem aos internos para comunicar-lhes a respeito do processo que respondem. Robson disse, também, que vai aguardar um relatório para discutir de que forma a OAB vai colaborar com a Sejuc para pôr em funcionamento os 10 parlatórios.

Para o secretário Cristiano Barreto, essa interação entre Sejuc e OAB é extremamente importante, pois as duas instituições têm um objetivo comum no quesito segurança pública. “Nós mostramos ao presidente interino da OAB os pavilhões do Copemcan, colhemos sugestões para ativação dos parlatórios e agora vamos ver como iremos ativá-los. Contaremos com a ajuda da OAB e, juntos, faremos o melhor possível para atender aos advogados”, garantiu Cristiano.

Na última sexta, 4, Cristiano recebeu em seu gabinete, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, quando anunciou que, ainda este mês, o Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), passará a ter um escâner corporal (body scan) acabando com as revistas vexatórias nas mulheres que são parentes ou esposas dos internos que ali estão à disposição da Justiça.

Fonte e foto: Sejuc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais