Sejuc isola detento que gravou vídeo com ameaças ao governador

0
Detento gravou vídeo ameaçando autoridades (Foto: reprodução/Informações Policiais)

O detento que gravou um vídeo com ameaças ao governador Belivaldo Chagas e ao secretário de Justiça, Cristiano Barreto, foi isolado no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), que fica no bairro Santa Maria.

O homem cumpria pena no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho (Copemcan), em São Cristóvão, onde gravou o vídeo, mas após ser identificado pela Sejuc, foi transferido e isolado no Presídio do Santa Maria.

Nas imagens divulgadas em redes sociais e grupos de WhatsApp, o detento reclama da suspensão das visitas nas unidades prisionais e ameaça invadir emissoras, incendiar ônibus e destruir rodovias, caso a situação não seja solucionada. Ainda no vídeo, o homem faz ameaças diretas ao governador e ao secretário de Justiça.

As investigações, conforme  a Sejuc, foram iniciadas logo após a divulgação do vídeo. Inicialmente, havia a suspeita de que uma pessoa se passando por interno teria gravado o vídeo na área externa de uma das unidades prisionais, mas logo depois, a Sejuc constatou que se tratava de um interno do sistema prisional sergipano e que as imagens foram gravadas dentro do Copemcan.

A Sejuc vai instaurar um procedimento administrativo para apurar a situação. A secretaria explicou que o detento vai responder por ter utilizado o aparelho celular, gravado e veiculado mensagens em redes sociais , inflamando o público nos presídios e gerando uma situação adversa em momento de pandemia.

A Sejuc destacou que a suspensão das visitas não é uma punição aos detentos, mas uma orientação do Departamento Penitenciário, do Governo do Estado e das organizações de saúde como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus.

por Verlane Estácio

Comentários