Semarh promove 2º Encontro do Programa Água Doce

Evento será nesta quarta-feira, 10, no Auditório da Codise (Imagem: Divulgação)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), promove na manhã desta quarta-feira, 10, no Auditório da Codise, o 2º Encontro Estadual do Programa Água Doce. Durante o evento, será apresentada a situação do programa nacional e do estado, além de cada componente do programa, a exemplo da dessalinização, que trata dos equipamentos e de obras; a parte de mobilização social, que promove os acordos de gestão; e a parte de sustentabilidade ambiental, que envolve tanto a questão da proteção ambiental, como a saúde pública.

De acordo com o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), estes são os componentes principais do programa a serem expostos no Encontro, quando serão esclarecidos os pontos para que todos entendam a metodologia do programa. “O objeto do convênio não é a implantação do sistema, mas a aplicação da metodologia do Programa Água Doce para a recuperação, implantação e gestão do programa. Se nós não tivermos cuidado com a gestão, desde o diagnóstico social e ambiental e técnico, e o dimensionamento adequado do dessalinizador, nós corremos o risco de não dar certo. Por isso que nós temos sistemas em outros estados funcionando há mais de 10 anos. O objetivo não é fazer a obra, mas ter uma estação de tratamento de água funcionando e produzir água de qualidade”, conta.

“Nós estamos fazendo um conjunto de reuniões nos 10 estados que o MMA tem convênio para a execução do Programa Água Doce. Dentro da estrutura de convênio está prevista a realização de encontros estaduais com o objetivo de discutirmos e apresentarmos a execução do programa. A equipe estadual vai fazer uma apresentação do estágio do programa com a participação das comunidades e dos gestores municipais beneficiados. Como o programa tem o propósito de uma gestão compartilhada, é muito importante que nessa transição de gestões municipais os novos gestores conheçam o programa, vejam a importância e o resultado dele no sentido da saúde, da qualidade de vida da comunidade e se envolvam na continuidade da gestão compartilhada”, reforça Saraiva.

Água Doce

O Programa Água Doce é uma iniciativa do Governo Federal, que conta com a parceria do Governo do Estado de Sergipe, para a implantação, recuperação e o fornecimento de água de qualidade para um quarto da população rural do semiárido a partir da dessalinização das águas salobras e salinas.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, explica que o programa tem como meta estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.

Em Sergipe, o programa está em fase de implantação. Ao todo, serão 33 comunidades beneficiadas com o sistema de dessalinização, sendo 25 na primeira etapa e oito na segunda. Os municípios contemplados pelo programa são: Monte Alegre, Tobias Barreto, Simão Dias, Canindé de São Francisco, Poço Verde e Carira.

Fonte: Ascom Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais