Semasc atende vítimas de violência doméstica

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) continua atendendo às crianças, adolescentes, idosos e mulheres vítimas de violência doméstica, em situação de risco pessoal e social e cujos vínculos familiares estão fragilizados e rompidos.

Os serviços são desenvolvidos nos abrigos da rede pública, em instituições conveniadas pela Semasc e na Central Permanente de Acolhimento do ‘Projeto Acolher: da Rua à Cidadania”, que atende crianças adolescentes, idosos e população de rua. O Abrigo Municipal Caçula Barreto, por exemplo, tem como público alvo crianças e adolescentes do sexo masculino, com idade entre 7 e 12 anos completos. Já o  Serviço de Assistência e Movimento de Educação (Same) é direcionado a pessoas idosas.

A gerente da Rede de Proteção Social da Alta Complexidade, Mônica Ferreira, explica a articulação dos serviços, tanto na rede pública municipal quanto nas instituições conveniadas pela Semasc. “Além dos abrigos vinculados à Prefeitura de Aracaju, fazem parte da Rede Sócioassistencial mais quatro entidades conveniadas pela Semasc, cujo objetivo é resgatar os vínculos familiares.

Encaminhamentos

Para a coordenadora do Abrigo Municipal Caçula Barreto, Magna Mendonça, o atendimento oferecido na unidade a meninos vítimas de maus tratos, negligência, abandono e situação de rua e outros tipos de violência é primordial. “Hoje contamos com 16 meninos, todos encaminhados pelos Conselhos Tutelares, pela 16ª Vara da Infância e Juventude. São crianças que sofreram diversos tipos de violência, desde maus tratos, negligência, abuso e exploração sexual até o abandono total dos filhos”, afirma.

“Nesses casos, os vínculos familiares se encontram fragilizados e rompidos. Por isso, ao chegarem à instituição, esses meninos não possuem limites, regras familiares. No entanto, o abrigo não os priva de liberdade. Aqui eles são encaminhados para escola, saúde e lazer, de acordo com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente”, destaca.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais