Sergipe é reconhecido como Estado livre da febre aftosa

Dezessete Estados brasileiros foram reconhecidos e consolidados como livres de febre aftosa com vacinação, entre eles Sergipe, Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Santa Catarina continua sendo o único Estado considerado livre de aftosa sem vacinação. As informações sobre a situação sanitária dos Estados foram republicadas, nesta terça-feira, 27.

 

De acordo com uma instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a situação das unidades federativas foi dividida em áreas livres de febre aftosa sem vacinação, áreas livres de febre aftosa com vacinação e áreas que ainda não apresentam condições para inclusão nas situações devidas.

 

A instrução normativa estabelece ainda que o eventual aparecimento de um ou mais casos de febre aftosa, em qualquer das áreas consideradas livres da doença, implica na suspensão temporária da situação vigente. A suspensão poderá incluir apenas parte da área livre no caso de surto limitado ou, quando for possível, estabelecer uma zona de contenção que agrupe todos os casos, com a finalidade de reduzir, ao mínimo, o impacto da doença.

 

Com informações do Mapa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais