Servidores da SMTT reforçarão estacionamento rotativo

Setenta e sete servidores foram distribuídos em dois turnos (Foto: Cleverton Ribeiro/Ascom PMA)
Com a proximidade do final do ano, quando o comércio tem um maior número de consumidores que vão às compras e há um maior fluxo de pessoas circulando pelo perímetro comercial do Centro da cidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai reforçar o número de servidores que estarão atuando no estacionamento rotativo.

A partir desta quinta-feira, 4, mais 30 servidores serão agregados aos 44 existentes, e passarão a atuar no atendimento à vaga para estacionarem de veículos na região central. Após receberem treinamento especial, os 77 funcionários foram distribuidos em dois turnos de trabalho em toda a área do rotativo.

“Com essa providência, a Prefeitura de Aracaju quer oferecer um atendimento rápido, eficiente e de qualidade a todo o usuário do estacionamento rotativo que irá às compras de final de ano, já no começo de novembro”, disse o superintendente de Transporte e Trânsito, Osvaldo Nascimento.

Licitação

A equipe de servidores que atua temporariamente no estacionamento rotativo ficará no local até o início do ano que vem, quando deverá ser concluída a análise de toda a documentação da empresa vencedora da licitação, a Serttel Ltda., do Recife (PE). A vencedora vai coordenar o serviço durante 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 10. A principal exigência da licitação, feita com base nas opiniões da população e em modelos existentes em outras cidades brasileiras, é que o ganhador possua um parque tecnológico moderno, de forma a oferecer maior conforto aos usuários do estacionamento rotativo.

Novo modelo

O serviço, atualmente administrado pela própria SMTT, terá um novo modelo, que se baseia em um sistema informatizado para oferecer ao cidadão o que há de mais moderno, desde o momento da aquisição do tíquete até o processo de fiscalização. Será também abolida a obrigatoriedade do uso do papel, com a utilização do tíquete virtual, que poderá ser adquirido em diversos pontos de venda do comércio, monitores da empresa concessionária, celular e até mesmo pela internet, de forma semelhante a cartões de celulares pré-pagos e até mesmo o Cartão Mais Aracaju.

Haverá também funcionários da SMTT nos pontos de venda, preparados e equipados para emitir os tíquetes, através dos chamados Terminais Compactos Informatizados. O novo modelo também prevê a ampliação dos locais que terão estacionamento rotativo para abranger áreas muito movimentadas ou próximas a hospitais. Outra questão levada em conta pela PMA para a escolha dos novos locais a serem incluídos no sistema de estacionamento rotativo é o estímulo à visitação turística.

Números

Com a informatização do sistema, será possível controlar e fiscalizar melhor toda a receita adquirida pela empresa concessionária e as taxas posteriormente repassadas à prefeitura, que serão investidas em obras para melhorar a vida da população. Na primeira etapa de exploração do serviço, que vai durar 12 meses, serão disponibilizadas 1.700 vagas para estacionamento rotativo, gerando uma receita mensal de cerca de R$ 114.456. Já na segunda fase, que terá duração de 108 meses, as vagas serão ampliadas para 3 mil. A partir daí, a receita prevista é de R$ 194.720, mas a empresa concessionária terá direito a apenas 7,4% desse montante.

Fonte: Ascom/PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais