Servidores do Iphan e Ibama realizam protesto em Aracaju

Protesto com humor
Em greve há cerca de um mês, servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) realizaram na manhã de hoje, 6, na calçada do edifício Estado de Sergipe, centro, um protesto para mostrar a sociedade suas reivindicações ao Governo Federal.

Os nove funcionários do Iphan em Sergipe aderiram a greve e participaram hoje do protesto. Vestidos de preto, os servidores fizeram um ‘enterro’ simbólico da cultura. “A cultura está morrendo vamos ver se ressuscita… o próprio ministro Gilberto Gil disse que nossa greve é justa e lícita”, comentou a antropóloga e grevista Joseane Brandão.

Os servidores do Iphan informam que a  greve não é apenas por reajuste de salário, mas também melhorar a vigilância sobre a aplicação dos recursos federais,

Enterro simbólico da Cultura
além do bom desenvolvimento da tarefa de proteger e difundir o patrimônio cultural. Joseane disse ainda que o Governo Federal não cumpre o acordo assinado em 2005 pela implantação integral do Plano Especial de Cargos dos Servidores da Cultura.

Ibama

Servidores do Ibama, em greve desde o último dia 15 de junho, protestaram contra a Medida Provisória 366/07 que retira do órgão a responsabilidade pelas unidades de conservação federal e manejo da biodiversidade brasileira e passa para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Com faixas e distribuição de panfletos, os servidores do Ibama mostraram a insatisfação com a MP 366/07. Segundo o comando de greve, a proposta de divisão do órgão enfraquecerá os instrumentos de gestão ambiental presentes na legislação brasileira. “Estamos

aqui para mostrar a nossa luta contra a divisão do Ibama. O pior é que foi feita de forma autoritária e sem discussão”, explica Carlos Prata, analista ambiental e representante do comando local do movimento.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais