Setransp defende horários escalonados para reduzir superlotação

Setransp acredita que superlotação está relacionada à retomada de atividades nos mesmos horários (Foto: arquivo Portal Infonet)

O escalonamento dos horários de início das atividades comerciais é a principal medida defendida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) para redução da superlotação no transporte coletivo de Aracaju e da região metropolitana neste período de retomada da economia.

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 16, quando apresentou o quadro do transporte público coletivo diante dos reflexos da pandemia, o presidente do Setransp, Alberto Almeida, destacou que atualmente, 82% da frota de Aracaju está em circulação e que o número de passageiros correspondem a média de 50% do fluxo anterior à pandemia.

“Isso quer dizer que a oferta de ônibus deveria ser o suficiente, mas o que a gente tem encontrado é a concentração do início das atividades em todos os setores às 8h. Então, todo mundo se desloca ao mesmo tempo para ir ao Centro ou aos pontos geradores de mão de obra ou postos de trabalho, explica.

De acordo com Alberto Almeida, a principal solução será o escalonamento do horário de início das atividades comerciais. “Precisamos pensar em alternativas que diluam essa curva de concentração da população. Esse assunto é muito importante e nós estamos colocando em pauta para tratar. Algumas atividades têm sido diluídas naturalmente, mas é preciso conservar esse espaçamento de horários para que se tenha uma boa frota”, comenta.

O presidente do Setransp também defendeu a instalação dos corredores de transporte como medida de melhoria do serviço. “Quando você coloca qualquer coisa que priorize a circulação do ônibus, você gera maior distribuição do serviço e provoca a multiplicação sem aumento de frota com incremento de 23% de viagens ao transporte público. Ações que venham trazer fluidez, circulação e velocidade são sempre positivas para a operação e para o povo que fica menos tempo preso no transporte. O desejo da população é sair do local onde está para seu destino com rapidez e segurança”.

Prêmio Setransp

Durante a coletiva, o Setransp também anunciou os temas da próxima edição do Prêmio Setransp de Jornalismo. O tema principal é ‘Sustentabilidade para o transporte de todos’. Para a categoria reportagem especial, o tema é ‘A essencialidade do transporte público’

Por Verlane Estácio

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais