Sindicatos repudiam tratamento dado à imprensa em evento com Lula

Sindicato dos Radialistas repudiou tratamento dado à imprensa durante solenidade com Lula em SE (Foto: Portal Infonet)

A diretoria do Sindicato dos Radialistas de Sergipe e a Federação dos Radialistas (FITERT) e o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindijor) emitiram nota nesta quarta-feira, 15, repudiando o tratamento e as condições de trabalho ofertados aos trabalhadores de rádio e televisão de Sergipe durante a cobertura da solenidade com o presidente Lula no município sergipano de Maruim.

“As dificuldades foram extremamente absurdas, desde a um simples toldo que não foi disponibilizado, para servir de abrigo para os profissionais, bem como o impedimento de acesso para o melhor desempenho profissional. Fica aqui, a nossa cobrança a Secretaria de Comunicação Social – SECOM do Governo Federal, para em outras atividades deste porte, tenham atenção com a dignidade da nossa categoria obreira”, finalizou o sindicato”, disse o sindicato.

(Foto: Fitert)

Sindijor

O Sindijor publicou nota na noite desta quarta-feira, 15, e chamou atenção para o espaço inadequado e o calor escaldante do local do evento. “Não houve, por parte de quem organizou o evento (Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Governo Federal), o mínimo cuidado no local onde os jornalistas e demais profissionais da Comunicação foram alocados para realizarem suas tarefas. Sequer um toldo foi instalado, fazendo com que jornalistas, repórteres fotográficos e cinematográficos, ficassem expostos ao calor escaldante que assolou a cidade. Além da própria exposição ao sol, alguns colegas foram acometidos por insolação e desmaios, foram atendidos prontamente, mas tais fatos são inadmissíveis”.

“Os jornalistas que estavam lá, foram cumprir desempenhar o seu trabalho em acompanhar um fato e, por sua vez, publicizar o ocorrido e, com isso em mente, é preciso que haja compreensão de quem organiza eventos deste porte, seja governo do estado, prefeituras municipais e, no caso de hoje, do governo federal de que as condições de trabalho para jornalistas e demais profissionais da Comunicação devem ser asseguradas”, ressaltou.

O Sindijor também denunciou os problemas em relação ao credenciamento daqueles que fariam a cobertura do evento como assessores de comunicação, sejam de parlamentares (estaduais, federais e municipais) ou de prefeitos e prefeitas. Diferente daqueles que representam os veículos de comunicação, cujo credenciamento foi on-line, esses outros jornalistas foram informados de que o credenciamento seria por telefone.

“Foi garantido aos jornalistas que o acesso se daria pela inserção de seus nomes em uma lista e que as credenciais seriam fornecidas no local do evento. Ao chegarem à praça matriz de Maruim, os profissionais foram surpreendidos com a informação de que tal lista não existia. E foi só com muita conversa e insistência que os profissionais puderam acessar o espaço para realizarem seus trabalhos”, denunciou.

 

Com informações do Sindicato dos Radialistas e do Sindijor

 

A matéria foi alterada às 22h27 para acréscimo de nota enviada pelo Sindijor.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais