Sintepav denuncia empresa de construção

0

João Paulo diz que trabalhadores estavam alojados inadequadamente (Foto: Portal Infonet)
Mais uma vez o Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem de Sergipe (Sintepav) denuncia irregularidades em obras, desta vez na rodovia que liga Itabaianinha a Tobias Barreto, que está sendo executada pela empresa Novatec Construções e Empreendimentos Ltda.

De acordo com o diretor financeiro do sindicato, João Paulo Ferreira, os funcionários estão sendo alojados de maneira inadequada. “Tem pessoas dormindo dentro dos ônibus, o alojamento não tem estrutura nenhuma no que diz respeito àp higiene e o espaço é muito pequeno para a quantidade de trabalhadores”, pontua.

Transporte

Equipamentos são carregados dentro dos ônibus unto com trabalhadores (Fotos: Reprodução)
Além das irregularidades no alojamento, o sindicalista ainda relatou irregularidades no transporte dos equipamentos. “Eles utilizam um ônibus para transportar os equipamentos, como carrinho de mão por exemplo, além de materiais tóxicos junto com os trabalhadores. Tudo fica amontoado dentro do carro, colocando as pessoas em risco”, revela.

Outra irregularidade presenciada pelo sindicato foi em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Dos 25 funcionários apenas três estavam com equipamentos em condições de uso”, acrescenta.

Vídeo

Um representante do Sintepav esteve no alojamento e flagrou todas as irregularidades, produzindo

Representante da empresa diz que paliativos foram feitos
um material fotográfico além de vídeos para apresentar junto à Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

João Paulo ainda pontuou que a obra deveria ser vistoriada pelos órgãos competentes. “Falta sinalização, o que pode causar acidente, já que se trata de uma rodovia. A impressão é que nenhum órgão está fazendo a vistoria”, denuncia.

O diretor financeiro ainda informou que o sindicato enviou um ofício à Delegacia do trabalho e a empresa deverá ser notificada para tentar explicar o porque das irregularidades. “A gente espera que as providências cabíveis sejam tomadas, até porque se trata da vida de trabalhadores”, pontua.

Novatec

Alojamentos não tinham estrutura para alojar todos os trabalhadores
Segundo o engenheiro responsável pela obra, Sergio Roberto Souza, após uma conversa com os representantes do sindicato, algumas medidas paliativas já foram tomadas. “Em relação a quantidade de pessoas no alojamento, já resolvemos, como também a questão do transporte de equipamento, pois já está sendo feito separado dos trabalhadores, além dos EPIs. Pedimos um prazo para resolver todos os problemas e estamos trabalhando para isso”, explica.

Carlos Augusto ainda pontuou que a empresa está passando por uma reformulação ”Estamos passando por um processo de mudança de funcionários e sabemos que algumas coisas ficaram pendentes, mas tudo irá funcionar da maneira correta”, pontua.

Por Alcione Martins e Kátia Susanna

Comentários