São Cristóvão realiza a tradicional Procissão do Fogaréu

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nessa quinta-feira, dia 28, a Procissão do Fogaréu em comemoração à Semana Santa. Conhecida como a quarta cidade mais antiga do Brasil, São Cristóvão, com seus 412 anos de história, guarda preciosidades culturais e religiosas. Uma dessas preciosidades é a Procissão do Fogaréu, que acontece todos os anos na quinta-feira maior da Semana Santa. O evento reporta-se à época quando se deu a morte de Cristo, representando a caçada dos soldados, dos fariseus e dos demais homens a Jesus, acusado de sobreviver à ordem judaica.
<b>TRADIÇÃO -</b> Com presença 100% masculina, a procissão mantém a tradição da época, quando as mulheres não saiam pelas ruas à noite, principalmente para caçar um condenado. Serão mais de 300 homens participando dos preparativos do evento e cerca de 180 que participam efetivamente da procissão, segurando tochas e cantando ladainhas, caracterizados com vestimentas iguais às da época retratada. Ao todo são encenados seis atos que representam os acontecimentos da quinta-feira Santa, sendo que os últimos serão apresentados na Praça São Francisco.
<b>APOIO -</b> O prefeito de São Cristóvão, Armando Batalha, também se caracteriza para participar do evento junto à população e, no intuito de valorizar a arte da terra, acredita que festas como essas devem ser patrocinadas pelo poder público, que não deve deixar morrer a cultura popular. “O intuito de apoiar um evento como este também é o de aumentar o turismo do município, auxiliando os comerciantes locais”, diz Batalha.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais