Suspeito de praticar golpes com cartões de crédito é preso em Aracaju

O golpe consiste no recebimento de uma ligação, pelo telefone fixo, no qual a vítima recebe a informação de que foi registrada uma compra (Foto: SSP/SE)

Equipes da Polícia Civil prenderam em flagrante Diego Alves Pereira, no momento em que tentava adquirir um aparelho celular, por meio de cartões de crédito de um idoso que tinha sido vítima de um golpe. A prisão ocorreu na sexta-feira, 12, por agentes da 11ª Delegacia Metropolitana (11ª DM), após a emissão de um alerta emitido pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC).

De acordo com a delegada Rosana Freitas, da DRCC, após a emissão do alerta, policiais da 11ª DM localizaram o acusado em um shopping, tentando efetuar uma compra com cartões de créditos obtidos a partir de um golpe intitulado “Golpe do Motoboy”. A vítima tinha sido alvo do golpe na tarde do mesmo dia em que Diego Alves Pereira foi preso.

Com o registro do flagrante na Central de Flagrantes, as investigações foram repassadas e retomadas pela DRCC. Após diligências, a equipe conseguiu identificar duas outras vítimas do estelionatário. Uma delas, também idosa, reconheceu o acusado como o homem que foi até a residência, buscar os cartões, após o recebimento de um telefonema que informava sobre uma suposta fraude no cartão de crédito.

O golpe consiste no recebimento de uma ligação, pelo telefone fixo, no qual a vítima recebe a informação de que foi registrada uma compra. O estelionatário pergunta se foi o dono do cartão que realizou a compra e, ao receber a resposta negativa, o golpista pede para que a vítima entre em contato com a central de atendimento do cartão, utilizando a mesma linha telefônica.

Nesse momento, a vítima desliga o telefone, porém o golpista continua na linha. Desse modo, as informações são fornecidas pela vítima para o estelionatário. Ele solicita que sejam digitados o número do cartão e a senha; e sugere que a vítima corte o cartão de crédito, mas em seguida diz que pode disponibilizar um funcionário, que chegará em uma motocicleta, para que o cartão seja levado até a empresa fornecedora.

A partir desse momento, o golpista tenta efetuar compras com os cartões obtidos por meio do golpe. Um segundo envolvido, ainda não identificado, teve a imagem gravada pelo circuito de câmeras de segurança de um prédio. A Polícia Civil divulgou as imagens e solicita que informações e denúncias podem ser repassadas por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181.

Fonte: SSP/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais