Tecnologia 3G permite acesso à internet e tv digital no celular

Foto: sxc.hu
A nova geração de celurares, chamada 3G é uma reunião de várias tecnologias para redes de telefonia sem fio, incluindo CDMA2000, UMTS (W-CDMA) e EDGE. Com a nova rede de telefonia será possível enviar e receber e-mails, acessar a internet, baixar e produzir conteúdos multimídia, enviar mensagens de vídeo, e tudo em banda larga.

 

Tecnologias que compõem a 3G

WCDMA: interface rádio do padrão de 3ª Geração estabelecido como evolução para operadoras GSM.

HSPA: serviço de pacotes de dados baseados na tecnologia WCDMA, que possibilita oferecer banda larga móvel com elevadas taxas de transmissão. A maior novidade é que a rede HSPA abre a concorrência com provedores de internet convencionais ao oferecer serviços multimídia via telefone móvel com qualidade elevada.
EVDO: O CDMA 1xEVDO, onde EVDO significa Evolution Data Only (Evolução Apenas de Dados), ou Evolution Data Optimized (Evolução de Dados Optimizados). A tecnologia faz apenas a transmissão de dados, sendo que a voz continua sendo transportada pelo CDMA 1xRTT. Com isso além de liberar a tecnologia precedente para transportar livremente voz e ser totalmente compatível com o mesmo, ela permite transmitir uma alta capacidade de dados em uma única canalização de 1,25MHz.

 

A combinação dessas tecnologias permitirá a transmissão da TV digital via celular, além de realização de vídeo-conferências e acesso rápido à internet. Em oito anos todo o território nacional estará coberto com banda larga sem fio, o que significa acesso à internet nos municípios do interior do país.

 

A 3G já é implantada na Europa, Japão e EUA, por isso chega com maturidade ao país. Os principais fabricantes de celular já anunciam aparelhos voltados para nova tecnologia à venda em janeiro de 2008.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais