Tem início mais um curso de formação de guardiães de piscina

Tiveram início nesta segunda-feira, 26, as aulas do curso de formação da quinta turma de guardião de piscinas promovido pelo Corpo de Bombeiros em 2007. Participam da formação 26 futuros guardiões, entre homens e mulheres. A próxima turma será formada em 2008, logo após o Carnaval.

 

Somente este ano o Corpo de Bombeiros já formou 130 guardiões, mas segundo o Major Miguel Ferreira, comandante do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros e coordenador do curso de formação, a demanda ainda é grande. Ele informa que a partir deste mês irá intensificar a fiscalização do cumprimento da Lei Estadual 4.699 que obriga a presença de guardião em piscinas coletivas de clubes, hotéis, pousadas, escolas particulares e academias.

 

Podem participar do curso homens e mulheres maiores de 18 anos, que tenham completado o ensino fundamental, saibam nadar e sejam aptos a realizar atividades físicas mediante apresentação de atestado médico. Antes do curso os inscritos passam por uma prova de seleção e devem cumprir 50 metros de nado livre em 50 segundos.

 

O custo para participar do curso é de, inicialmente, R$ 10 para participar da seleção. Caso seja aprovado o candidato paga uma taxa de R$ 250. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, que serão ministradas em cinco semanas.

 

Fatalidade

 

Neste fim de semana duas crianças da mesma família, uma menina e um menino de 2 e 4 anos respectivamente, morreram vítimas de afogamento numa piscina localizada numa residência no bairro Atalaia. As duas entraram sem serem vistas numa casa vizinha e foram localizadas sem vida dentro da piscina.

 

O major Miguel afirma que uma fatalidade como esta não tem como ser evitada, mas alguns cuidados podem ser tomados para evitar acidentes em piscinas residenciais. “Recomendamos que nestes casos utilizem tela de proteção da lâmina d’água, mas pouca gente faz isso”. Ele informa que a lei estadual 4.699 não trata do caso de guardiões em residências, portanto o cuidado deve ser redobrado.  

Por Carla Sousa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais