Torre pede suspensão do edital da licitação do lixo

0
Empresa Torre protocolou denúncias junto ao TCE (Foto: Acrísio Siqueira)

A empresa Torre Empreendimentos protocolou nesta quinta-feira, 27, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) um pedido de suspensão do edital definitivo para contratação de empresas para limpeza urbana da cidade. 

De acordo com informações da Diretoria de Comunicação do TCE, a Torre aponta irregularidades no edital. O material já foi recebido pelo conselheiro Clóvis Barbosa e deverá passar por análise dos técnicos do TCE ainda nesta sexta-feira, 28.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) divulgou que que faria na próxima segunda-feira, 31, a abertura dos envelopes com as propostas das empresas especializadas para a execução dos serviços de limpeza urbana.

A Assessoria de Comunicação da Emsurb disse que não foi comunicada do fato e que acredita não haver problemas com o edital, já que o documento foi encaminhado ao TCE e acompanhado pelos técnicos do órgão.

Edital

E edital prevê a contratação das empresas para um prazo de cinco anos, com valor anual dos serviços de R$ 80 milhões. A licitação está dividida em quatro lotes. O primeiro deles diz respeito à coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos urbanos. Neste lote estão incluídos os resíduos domiciliares, comerciais e públicos, cuja quantidade é de 204 mil toneladas por ano. Há também a coleta, o transporte e a descarga de material reciclável, com previsão de 120 toneladas em 12 meses. Inclui-se neste lote ainda o serviço de educação ambiental.

O lote dois envolve a coleta, o transporte e a descarga de resíduos sólidos da construção civil e volumosos, com quantidade prevista de 180 mil toneladas anuais. O terceiro lote corresponde à varrição e limpeza mecanizada das praias. Neste grupo estão inseridos os serviços de varrição manual de vias e logradouros públicos; os serviços de varrição mecanizada, além da limpeza mecanizada das praias. O último lote é da limpeza geral, com roçagem mecanizada e limpeza geral.
.

Comentários