Trailer de banho para moradores em situação de rua é inaugurado hoje

Amigos buscam voluntários e apoiadores para expandir ação (Fotos: Portal Infonet)

O que é pior na rotina de um morador em situação de rua? Talvez, o fato de não ter o conforto de uma cama e um cobertor durante as noites. Ou, a ausência de refeições essenciais ao longo do dia. Mas, no meio de tantas dificuldades que a condição de rua proporciona, dois sergipanos se uniram para dar uma atenção especial a higiene dessas pessoas. No papel, o projeto se chama ‘Banho para todos’. Na prática, é um trailer com dois chuveiros ambulantes, uma caixa d’água com mil litros e pessoas empenhadas em fazer o bem.

Cleto mostra um dos banheiros: vontade de fazer o bem

“A ideia surgiu com o exemplo que vi em outra cidade. Um empresário adaptou um trailer para que pessoas que estão nas ruas possam tomar banho. Pensei em replicar a ideia aqui, mas faltavam os recursos”, explica o técnico em eletrônica Cleto Toledo, um dos idealizadores do projeto. Ele conta que a vontade de criar o trailer se materializou quando ganhou um prêmio. “Eu fui sorteado com três motos numa rifa. Vendi, e com o dinheiro pus o projeto em prática. Foi a vontade de Deus”.

Quem já tinha uma ideia parecida e se uniu ao Cleto no projeto foi o consultor de vendas Wagner Simões. Às vésperas de inaugurar o trabalho de meses, ela não imaginava a proporção que a ação social tomaria. “Aos poucos a gente foi atrás de voluntários e não imaginávamos a dimensão disso tudo. Para estreia nós já temos confirmado grupos de enfermeiros, médicos, barbeiros, bombeiros, kits de higiene e alimentos”, comemora. O projeto será inaugurado nesta segunda-feira, 22, às 19h30 na Praça Fausto Cardoso, em frente a Agência do Bradesco.

Caixa de mil litros permite até 40 banhos de 6 minutos cada

O trailer comporta um banheiro feminino e masculino, com total privacidade, uma caixa de mil litros com potencial para 40 banhos de seis minutos cada. Os banhos são quentes, graças a um micro gerador utilizado. Segundo Cleto e Wagner, cada morador em condição de rua receberá um simples kit de higiene, com produtos de uso pessoal, e alguns produtos como desodorantes serão para uso coletivo. Para nossa reportagem, ambos fizeram questão de esclarecer que a ação social não tem vínculos políticos. “É uma ideia para fazer o bem, por isso estamos abertos a voluntários que queiram agregar”, frisa Cleto.

Os idealizadores ainda não sabem com qual frequência estarão nas ruas promovendo a ação. “A princípio pretendemos semanalmente escolher um local para levar o banho, mas é preciso recurso. Nós estamos na expectativa de atrair apoiadores e patrocinadores. Nossa contrapartida é expor a marca nas nossas redes sociais e na televisão acoplada no trailer”, justifica Wagner. Os interessados em ajudar no projeto podem pesquisas ‘Banho para todos’ pelas redes sociais, ou entrar em contato através dos contatos (79) 8842-0092 ou (79) 98803-2029.

Confira imagens do trailer ‘Banho para Todos’:

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais