Tribunal de Justiça investe em infraestrutura de TI

Garantir a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos do Tribunal de Justiça Sergipe (TJSE) com infraestrutura de TI apropriada e disponibilidade de sistemas eficazes. São estes os objetivos do Projeto de Ampliação de Infraestrutura de Comunicação de Dados, Melhoria na Segurança da Informação e Aumento dos Recursos Tecnológicos em Processamento e Armazenamento de Dados, que é um dos pilares do Planejamento Estratégico definido pelo TJSE.

De acordo com o gestor do projeto e diretor de produção e suporte, João Leandro dos Santos, o TJSE sempre investiu em Tecnologia da Informação e é reconhecido como um dos melhores do país nesse quesito. “Desde 2009 que estamos trabalhando nesse projeto de ampliação de infraestrutura de TI”, avisa o gestor.

O projeto tem como indicador a ampliação de 50% da infraestrutura de TI até dezembro de 2011. “Inicialmente foi realizado um investimento para aquisição de 750 novos computadores para atender a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que exige a disponibilização de uma máquina para cada servidor”, informa o diretor acrescentando que a prioridade para instalação dos novos equipamentos foram para as comarcas do interior e as mais distantes.

João Leandro destacou também que, até o momento, foi aumentada a capacidade de processamento da estrutura da rede do TJSE em 30%. “Com relação ao armazenamento de dados já ampliamos a capacidade para 28 TB (Terabytes), fato que garante a gravação de videoaudiências por todas as comarcas e suporta o projeto de virtualização das varas desenvolvido pela área de modernização”, comemora.

A melhoria da comunicação de dados entre as comarcas e varas do interior e da capital, que é uma das metas prioritárias de 2010 do CNJ, estão alinhadas com projeto. “Na grande Aracaju a meta está batida desde 2009, com relação às varas do interior a expectativa é atingir a meta já em agosto”, explica o gestor informando que o projeto também realizou treinamento para os servidores em sistemas windows e linux.

“Com o projeto de ampliação da infraestrutura de TI do TJSE, a sociedade terá ao seu dispor o que há de mais moderno na prestação jurisdicional, com alta performance na tramitação processual”, completa o gestor garantindo que os servidores também serão beneficiados com o projeto, pois as suas ferramentas de trabalho serão potencializadas.

Segundo o gestor, o próximo passo do projeto é o investimento em novos equipamentos de segurança de rede (Firewall) e no futuro a viabilização de um site redundante, de alta disponibilidade. “A meta da área de tecnologia é disponibilizar sistemas mais simples para os usuários, utilizando as mais modernas ferramentas, com a disseminação do uso de dispositivos móveis como notebooks, PDA?s e Smartphones”.

Ascom/TJ

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais