Última fase do defeso do caranguejo-uçá é iniciada em Sergipe

Defeso do caranguejo-uçá entra no 3º período a partir desta segunda (Foto: Acervo ICMBio).

A 3ª fase do período de defeso do caranguejo-uçá em Sergipe inicia nesta segunda-feira, 11, e segue até este sábado, 16. Durante o período, é proibida a captura, o transporte,  o beneficiamento, a industrialização, a comercialização dessa espécie.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), essa é a 3ª e última etapa do período de proteção da espécie Ucides cordatus no ano de 2024. O defeso é estabelecido para reprodução do caranguejo-uçá, resguardando a preservação destes animais.

Ainda conforme o Ibama, os comerciantes que atuam com esse caranguejo devem fornecer uma relação detalhada sobre o estoque do animal. A lista deve ser entregue até o último dia útil antes do início do defeso.

Além de Sergipe, outros 10 estados fazem parte dos territórios que devem acatar o defeso da espécie. Em caso do descumprimento das medidas atribuídas, multas e outras penalidades podem ser aplicadas.

 

Por Carol Mundim e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais