Último dia para isenção do IPTU gera caos no atendimento do Ceac

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Setor de atendimento para isenção da taxa do IPTU

Com prazo final para esta sexta-feira, 30, a solicitação de isenção para a taxa do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi deixada para última hora por grande parte da população sergipana, comprometendo o atendimento no Centro Administrativo ao Cidadão (Ceac). Em um dos shoppings da capital, pessoas ficaram por mais de três horas aguardando suas senhas serem chamadas.

O aposentado José Lopes mora no interior e somente na quinta-feira, 29, ficou sabendo sobre a prorrogação do prazo. O senhor chegou às 9h no CEAC e por volta das 12h ainda não havia sido atendido. Além dele, cerca de sessenta pessoas esperavam ser chamadas no setor que contava apenas com dois atendentes.

O idoso José Lopes, de 62 anos, esperou por mais de três horas até ser atendido

Como alternativa para acelerar o atendimento, as senhas chegaram a ser chamadas por um funcionário, na tentativa de eliminar o tempo de espera do painel eletrônico. Walbert Passos tem um voo agendado para as 16h e, segundo ele, a estratégia acabou atrapalhando. “Chamando sem o painel a gente não sabe a ordem das senhas e ninguém sabe informar quando seremos chamados”, disse.

O Portal Infonet conversou com a diretora do CEAC, Ana Paula Menezes, que informou que os últimos dias do prazo costumam intensificar o atendimento pelo fato da população adiar procedimento para este período. “Estamos testando a senha manual exatamente para acelerar o atendimento, já que muitos atrasam ao serem chamados pelo painel”, explica.

Ela acrescenta que, além dos dois atendentes fixos destinados aos serviços da Prefeitura de Aracaju, nesta sexta-feira o setor está contando com um outro atendente especialmente para emissão de nota fiscal, para que o procedimento não comprometa aqueles que buscam a isenção da taxa do IPTU.

Por Juliana Melo e Aisla Vasconcelos

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