Usip: Briga entre menores acaba em fuga

Última fuga ocorreu há cerca de um ano e meio (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Na noite do último sábado, 27, 12 menores infratores fugiram da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), localizada na avenida Tancredo Neves, em Aracaju. No total, 16 menores tentaram sair, mas quatro deles foram contidos por agentes. De acordo com a Fundação Renascer, os servidores foram agredidos com pedradas.

O conflito começou por causa de uma briga entre os internos: adolescentes de uma ala tentavam quebrar uma parede para agredir um outro que estava na ala ao lado. “Como não conseguiram, observaram que estavam próximos a um muro e fugiram”, explicou o diretor operacional da Renascer Antônio Carlos Viana. Ainda segundo ele, agentes tentaram impedir as agressões entre os menores, mas também foram atingidos por pedradas. 

Superlotação

O diretor denunciou a superlotação da unidade e informou que, até a fuga, a unidade tinha mais de 100 menores, mas só tem capacidade para 45. Ele também alega que a unidade deve comportar os internos por até 45 dias, mas não é isso que acontece na prática e eles chegam a ficar mais tempo. Apesar da superlotação, Antônio Carlos Viana ressalta que a última fuga ocorreu há cerca de um ano e meio.

Já a assessoria de comunicação da Fundação Renascer destacou que, por causa da situação, uma nova unidade está sendo construída em Nossa Senhora do Socorro. Outra medida é realizar mutirões em parceria com o Tribunal de Justiça. Nessas ações, os menores podem ser liberados ou serem encaminhados a semi-liberdade. A expectativa é de que um novo mutirão seja realizado em breve. Equipes do sistema socioeducativo também estão sendo capacitadas para melhor atuação com os adolescentes.

Por Jéssica França

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais