Vai curtir o carnaval em bloquinhos? Confira dicas de segurança

0
(Foto: Prefeitura de Neópolis/arquivo)

Você pretende curtir os bloquinhos de rua neste carnaval 2019? É importante estar atento a dicas de segurança para que a festa não acabe em situações desagradáveis ou em tragédias. O Portal Infonet entrevistou reuniu algumas dicas do major Fábio Machado, da assessoria de comunicação da Polícia Militar de Sergipe (PM-5) para evitar problemas.

Transporte

“Prefira táxis ou o transporte público. É mais viável e econômico, já que nos eventos não tem como estacionar com segurança”, informou. “Também tem muitos foliões que gostam de tomar bebidas alcoólicas e dirigir embriagado não deve ser uma opção”, falou o major.

Celular

“O melhor seria não levar, mas sabemos que hoje em dia as pessoas não conseguem se desprender. Então tem que tentar tornar ele o menos visível possível e evitar tirar ‘selfies’ na saída das festas porque é o momento mais vulnerável” recomendou Fábio Machado.

Dinheiro e documentos

É indicado ir para os eventos apenas com a quantidade estimada de dinheiro que vai usar. “Evite estar com um volume grande de dinheiro e também com cartões de crédito”, disse o major. “Em relação aos documentos, basta a carteira de identidade ou habilitação. O alerta vale, principalmente, para turistas, que costumam andar com passaporte, títulos de eleitor, entre outros. Todos os anos encontramos uma vasta quantidade de itens perdidos”, comentou.

Crianças

Com a presença delas o cuidado deve ser redobrado. “Os pais e responsáveis precisam procurar locais adequados, sem multidões. Também é preciso ficar longe de pessoas alcoolizadas, que podem, de forma involuntária, machucar a criança, assim como confusões e lutas corporais”, diz.

Outro item importante é colocar identificação nos pequenos, caso eles venham a se perder. “As etiquetas devem ter os nomes e contatos dos responsáveis. Quem encontrar a criança, deve procurar uma autoridade policial para que ele contacte os pais”, reiterou.

por Jéssica França

Comentários