Vazamento: Petrobras é multada em mais de R$ 2,5 milhões

Legenda

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Sergipe multou a Petrobras em R$ 2.505,000 em decorrência do vazamento de 7m³ de óleo de petróleo em um duto que interliga as plataformas de produção PCM-5 e PCM-6, no Campo de Camorim, localizado a aproximadamente 10,3 km da costa de Aracaju. O incidente ocorreu no último dia 23 de abril e atingiu as praias do Abaís e Saco, no litoral sergipano, além de Mangue Seco e Costa Azul, na Bahia.

Através de nota, o Ibama/SE afirmou que expediu o auto de infração conforme disposto no Decreto 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, e que o Núcleo de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais acompanhou todas as ações de resposta da empresa, por meio de sobrevoos, vistorias nas praias e por embarcações.

O Ibama afirmou que deu por finalizada a emergência ambiental no dia 15 de maio, quando foram apesentados pela empresa os resultados das medidas mitigadoras tomadas a partir do monitoramento de fauna e praias.

As praias atingidas pelo vazamento estão limpas desde o inínio do mês de maio. A limpeza foi realizada pela Petrobras enquanto os agentes do Ibama faziam o acompanhamento e monitoramento do impacto na fauna e flora. A Petrobras também instituiu uma comissão para analisar as causas do incidente.

Petrobras

Através de nota, a Petrobras confirmou que recebeu a notificação que está sendo analisada. No entanto, a Petrobras ratificou que todas as providências foram tomadas para minimizar os efeitos do vazamento de óleo e reafirmou seu compromisso com a segurança das comunidades nas quais suas instalações estão inseridas, bem como com a preservação do meio ambiente.

A matéria foi alterada às 9h17 do dia 23/05 para acréscimo de nota enviada pela Petrobras.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais