XXI Congresso de Direito Notarial tem início com foco na era digital

Solenidade ocorre nesta quarta-feira, 27 (Foto: Ascom Anoreg/SE)

Tem início nesta quarta-feira, 27, em Aracaju, o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro. O eixo temático “Legalmente simples: a proteção do cidadão na era digital” indica o rumo a ser tomado pelas palestras e debates dos três dias do evento promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil seccional Sergipe (Anoreg/SE) em parceria com a Anoreg/BR.

Em uma sociedade com o “timing” do digital, onde obter respostas rapidamente é a linguagem compreendida por usuários e consumidores, conduzir os cartórios a esta realidade é inevitável. A segurança jurídica parecia ser incompatível com a evolução dos cartórios do modo analógico para o digital. Mas o dia a dia tem contrariado a impressão inicial.

As serventias, junto com as corregedorias do CNJ, vêm aprofundando discussões para facilitar a vida do cidadão com a utilização de tecnologias já difundidas em outras atividades. O resultado é possível de se ver na materialização de registro e certificação digital, certidão eletrônica e centrais eletrônicas, entre outras inovações.

O tema que baseia o Congresso que se inicia tem a proposta de fomentar discussões sobre a intensificação do uso das novas tecnologias, além de destacar a necessidade de demonstrar ao usuário dos serviços cartorários que o futuro também chegou nessa área. E que toda a melhoria no atendimento percebida por eles é reflexo desse esforço.

Considerado o mais importante evento destinado a notários e registradores no país, o XXI Congresso da Anoreg/BR tem um público aguardado de 700 pessoas. O encontro segue até a próxima sexta-feira, 29, dia que contará com a palestra de encerramento do ministro Luiz Fux, do STF.

Programação dia 27

14h – Credenciamento

14h30 Feira Tecnológica e Cultural (Abertura)

15h Debates Acadêmicos

Participantes:

Hércules Benício (Doutor em Direito pela Universidade de Brasília – UnB)

Christiano Cassetari (Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo – USP)

Reinaldo Velloso (Mestre e Doutorando em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo)

Patricia Ferraz (Mestre em Direito Civil pela PUC/SP)

Mauricio Zockun (Doutor em Direito Administrativo pela PUC-SP)

18h Intervalo – Coffee-Break

20h Abertura Solene

22h Coquetel de Boas Vindas

Fonte: Anoreg/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais