1º Encontro de Colecionadores Diecast de SE acontece neste sábado

(Arte: Divulgação)

O Primeiro Encontro de Colecionadores do Clube Sergipe Diecast acontece neste sábado, 14 de maio, a partir das 14h, no 1º piso do Ferreira Costa, localizado na Avenida Tancredo Neves, 2695, Aracaju-SE.

O evento tem o objetivo de promover o colecionismo em terra sergipanas, bem como um espaço para que os membros do grupo possam exibir suas coleções, trocarem experiências e também chamar a atenção do público presente não apenas o ato de colecionar, como também as customizações de alguns modelos feitas pelos próprios membros, bem como as interações desenvolvidas pelo Sergipe Diecast no decorrer dos dois anos de existência do grupo. Fundado no final de 2019, passando pelo isolamento social, e só agora podendo realizar sua 1ª investida nos encontros de colecionadores.

Será uma tarde cheia de boas histórias, descontração e um momento para saber mais sobre o colecionismo Diecast, termo em inglês que designa os brinquedos ou modelos colecionáveis fabricados pela técnica da fundição injetada de metal, e seus representantes no estado. Mas não apenas isto, os membros estão a desenvolver dioramas, sorteios e outras interações com o público presente. Não Perca!

Colecionismo

A paixão, move muitas iniciativas, uma delas é o colecionismo. Inicialmente, tido como hobby principalmente na década de 1960 com a chegada de modelos como Hot Wheels, hoje ele representa uma fatia de mercado que geram valores astronômicos de compra e venda de peças ou itens raros de colecionadores. Uma das modalidades mais comuns do colecionismo em todo o planeta é voltado as miniaturas automotivas e de figuras de ação (bonecos articulados ou não, de programas televisivos, cinema e revista em quadrinhos) de escalas variadas, as fabricantes especializadas ou gigantes do setor de brinquedos, cada vez mais ampliam suas ofertas de produtos de linhas básicas a premium para satisfazer este nicho de mercado, e reabastecê-lo com novidades, movimenta ainda mais o setor, anualmente.

O colecionismo tem crescido bastante em todo o mundo e no Brasil, não seria diferente. As marcas produzem miniaturas com diversas escalas, em relação aos automóveis reais, que permitem diferentes níveis de detalhamento. A escala mais comum é a 1:64, bastante conhecida por marcas populares como Hot Wheels, Matchbox, Maisto e Bburago, ou premium como a M2 Machines, Greenlight, Jada, Minichamps, Tomica, Kinsmart, Saico, MotorMax, entre outras.

No Brasil um dos encontros mais famosos de colecionismo é o Salão Diecast, que teve sua 1ª edição em 2019 e reuniu, segundo organizadores, mais de 2000 visitantes, detalhe, criança era minoria. O evento, sediado no Hotel Transamerica, foi a primeira convenção de iniciativa privada em prol do colecionismo brasileiro, e aconteceu de forma autônoma, sem o patrocínio ou participação de marcas ou fabricantes do setor. O Salão serve como um dos exemplos mais bem sucedidos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais