‘A Tela na Sala de Aula’ reúne 6.700 alunos da rede pública

Durante quatro dias, alunos da rede pública de ensino participaram do projeto ‘A Tela da Sala de Aula’ do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici). Ao todo 6.700 estudantes foram ao Cinemark Jardins assistir a filmes que possuíam um caderno com orientações pedagógicas, seguidos de sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação. O encerramento do projeto aconteceu nesta quinta-feira, 6.

Além de filmes educativos, o objetivo do projeto é proporcionar o acesso ao cinema para muitos estudantes. “Sem dúvida, este é um dos momentos mais bonitos do festival. São milhares de crianças e adolescentes que participam do projeto, sendo que muitos deles vêm ao cinema pela primeira vez por conta do festival”, destacou Deyse Rocha, produtora local do Fici.
É o caso de Winy Raquel, 12 anos, e Cintia Santa, 12 anos, do 7º ano. Alunas do XXXX, as meninas conheceram nesta sexta uma sala de cinema. “Achei tudo muito bonito. Já tinham me contado que na entrada tinham uma luzezinhas no chão e que a tela era muito grande. Só não sabia que era tanto”, disse Cintia.

Professora da Escola Municipal Deputado Jaime Araújo, Maria Valdênia foi uma das que acompanhou os 85 alunos do colégio. Segundo ela, o festival proporciona um momento único. “Muitos dos nossos alunos não têm condições financeiras para freqüentar o cinema. Possibilitar a vinda desses alunos a uma sala de exibição é proporcionar uma perspectiva diferente para muitos deles”, ressaltou.

Programação

O festival volta a ser aberto ao público nesta sexta-feira, 7.  A primeira atividade deste fim de semana será ‘O Pequeno Cientista’. Nas sessões de 10h30 e 13h30 desta sexta, a bióloga Adeline Brito, vai debater com os pequenos espectadores o filme ‘Oceanos’. O documentário produzido pela Disney Nature explora as histórias e mistérios que se escondem nos mares. Além disso, acontecerão experimentos no hall do cinema das 10h às 17h.

Já no sábado, 8, é a vez da ‘Dublagem ao Vivo’. As sessões acontecem às 11h30, 13h30, 15h30 e 17h30 com os filmes ‘O Diário do Panda’, ‘Sopa de Sapo’, ‘As Grandes Aventuras da Abelha Hutch’ e ‘O Grande Urso’, respectivamente. Durante os filmes, os dubladores Alexandre Marconato e Gardênia Bicalho farão as vozes de todos os personagens.

Incentivado pela Lei Rouanet, o festival tem patrocínio do BNDES, Petrobras, OI, McDonalds, Schin, Protex e Governo do Rio de Janeiro. A produção local é da Casa Curta-SE e conta com o apoio da Fundação Aperipê, Superlux, Portal Infonet, TV Sergipe, Shopping Jardins, Ativa Impressão Digital, loja Pinóquio e Fredd’s Lanches, com produção da Copacabana Filmes e realização do Governo Federal.

Fonte: Curta-SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais