Conselho de Promoção da Igualdade Racial abre edital

Rosane Cunha, secretária municipal da assistência social (Foto: Danillo França)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, está com edital aberto para inscrições de movimentos e entidades da sociedade civil sem fins lucrativos para preenchimento de oito vagas para a composição do Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial para os próximos dois anos. O processo seletivo será realizado em três etapas: inscrição, habilitação e seleção, sendo a última etapa efetivada por eleição, na qual votam e são votados os inscritos que tiverem se habilitado. As entidades têm até o dia 31 deste mês para efetivarem suas inscrições.

Poderão se inscrever os movimentos e entidades que comprovarem atuação no enfrentamento ao racismo, na promoção da igualdade racial e na defesa, garantia e ampliação dos direitos da população negra e de outros segmentos étnico raciais; e tenham pelo menos três anos de funcionamento com atuação no município de Aracaju. Serão eleitas três representações de entidades religiosas afrobrasileiras; três representações de movimentos culturais e sociais afrobrasileiras e/ou indígenas; uma representação do gênero feminino que participa dos movimentos culturais, sociais, afrodescendentes, indígenas e comunidades tradicionais; uma representação da juventude participante dos movimentos culturais, sociais, afrobrasileiros, indígenas e comunidades tradicionais.

“A atual gestão da Prefeitura de Aracaju tem buscado, desde o início, fortalecer e ampliar o desenvolvimento de políticas públicas que promovam e garantam os direitos dos grupos mais vulneráveis. Uma das primeiras ações adotadas, nesse sentido, foi a criação da Diretoria de Direitos Humanos na Secretaria da Assistência Social que, com o apoio dos demais profissionais da Assistência, atua fortemente em prol do enfrentamento à violência contra a mulher e ao racismo, bem como na promoção de políticas afirmativas. Para nós, a implementação do Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial representa mais um avanço significativo e reafirma o compromisso desta gestão no trabalho junto aos que mais precisam”, explica a secretária da Assistência Social, Rosane Cunha.

A entrega dos documentos relativos à inscrição podem ser entregues até o próximo dia 31 de outubro na sede da Estação Cidadania, localizada na rua Pacatuba, n° 64, sala 14, na diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social. Acesse o edital completo, clicando aqui.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais