Abertura da Semana da Sergipanidade atrai 10 mil pessoas em Aracaju

Abertura da Semana da Sergipanidade atrai 10 mil pessoas em Aracaju (Foto: Livyan Holanda)

A abertura da Semana da Sergipanidade foi um evento, considerado espetacular, na opinião do público, que esteve de forma maciça na praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, com mais de 10 mil pessoas presentes.

A principal praça de Aracaju, mais uma vez, se transformou em um vibrante centro de atividades, com intensa movimentação nas casinhas dos municípios participantes, que estão mostrando sua cultura, arte e culinária, onde os visitantes adquiriram artesanato e artefatos produzidos localmente.

Na praça de alimentação, no espaço “Bom di Cumê”, os bares e restaurantes associados à Abrasel receberam um grande público, oferecendo pratos especiais da gastronomia sergipana. O sucesso dos pratos ao preço único de R$ 25 fez a diferença, trazendo o público para explorar mais a fundo a culinária tipicamente de nosso estado.

A cidade cenográfica encantou a todos, exibindo as particularidades de vários municípios de Sergipe. As prefeituras das cidades de Itabaiana, Santana do São Francisco, Lagarto, Divina Pastora, Carmópolis, Boquim, Canindé de São Francisco, Estância, Laranjeiras, São Cristóvão, Itabaianinha, Tobias Barreto, Cedro de São João, Propriá, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Poço Verde, Simão Dias, Pacatuba e Nossa Senhora do Socorro, estão participando do evento, apresentando aos visitantes os principais aspectos culturais e artísticos de suas localidades.

Em seu discurso na abertura do evento, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, exaltou a cultura sergipana. (Foto: Livyan Holanda)

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Fernando Carvalho, agradeceu a participação do público, destacando que o objetivo da Semana da Sergipanidade é não ter o objetivo de ser um período alusivo, mas tem por foco enraizar cada vez mais a cultura do estado nas pessoas.

“A Semana da Sergipanidade visa enaltecer a arte, a cultura, as tradições, a culinária local, o artesanato sergipano, o modo de ser da nossa gente. Aqui na praça, temos diversas opções de gastronomia para explorar, dentro do contexto culinário de nosso estado, temos as casas dos municípios, cada um com sua particularidade, teremos apresentações culturais de diversas cidades, bem como a programação musical. Tudo isso com o foco de fortalecer a nossa identidade cultural como sergipanos que somos, ressaltando nossas características e particularidades, estimulando cada vez mais o sentimento de sergipanidade nas pessoas. Além de fortalecer a movimentação nas lojas do Centro Comercial de Aracaju, elevando nossa cadeia produtiva e gerando emprego e renda para as pessoas”, disse Fernando Carvalho.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou a importância de eventos como esse, que ocorrem na praça Fausto Cardoso, para o fortalecimento e revitalização do Centro Comercial de Aracaju.

“Este é mais um evento maravilhoso que se inicia no Centro da nossa cidade. Com a Semana da Sergipanidade, apresentamos para os próprios sergipanos aquilo que temos de melhor em nosso estado, como a produção cultural, artística, a culinária, os diversos costumes e fazeres do nosso povo. É a nossa expressão transformando a praça Fausto Cardoso na praça do povo de Sergipe. Além disso, trata-se de um evento que atrai turistas, movimentando o nosso Centro e contribuindo para o impulsionamento do comércio central”.

A Semana da Sergipanidade, além de seu enfoque cultural, também valoriza as peculiaridades linguísticas do estado, com a casa “Sergipe Falado”, que contempla as características do vocabulário sergipano, estado que possui um idioma próprio no que se refere às expressões vernaculares. Além disso, conta com diversas atrações promovidas por Sesc e Senac, a exemplo da “Casa Geek” e “Cine Sesc”, e das aulas show e cursos rápidos de gastronomia do Senac, na carreta-escola. Durante todos os dias, alunos de escolas públicas e particulares terão atividades educacionais e lúdicas para estimular o bairrismo entre os jovens sergipanos.

Durante os seis dias da Semana da Sergipanidade, a praça Fausto Cardoso será palco de inúmeras atrações musicais e artísticas, a exemplo do show dos artistas destacados no cenário internacional, Chiko Queiroga e Antônio Rogério, que aconteceu na abertura, tal como a vasta programação que está planejada para o evento.  proporcionando uma experiência enriquecedora para todos. A Semana da Sergipanidade, realizada pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe), se torna uma marca duradoura na cultura e gastronomia sergipanas, encantando todos os que participaram do evento.

Fonte: Fecomércio-SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais