Amaral Cavalcanti é eleito para ASL

0

Amaral conquistou 22 votos / Foto: Arquivo Pessoal/César de Oliveira
Amaral Cavalcanti, o irriquieto animador da Folha da Praia, foi eleito ontem, 11, para a cadeira que foi ocupada pela professora Maria Thetis Nunes na Academia Sergipana de Letras (ASL). Ele teve 22 votos. O médico João Macedo conseguiu 14 votos e o professor Antônio Carlos, da UFS, teve apenas um voto.

Falava-se que ia ser uma eleição bem disputada. Mas foi um passeio de Amaral que conquistou 22 votos num universo de 38. A surpresa foi a pífia votação do professor universitário: apenas um voto. Talvez porque ele tenha sido o último a entrar na disputa.

Mas, eis uma cena que todos querem ver: Amaral, de terno e gravata e deixando de lado seus chinelos… Vai ser divertido ver o velho e querido beatnick participar do chá das cinco da Academia de Letras. Mas, aqui pra nós: com Amaral, a Academia ganha um sopro de renovação.

Perfil do imortal

O poeta e jornalista Antônio Amaral Cavalcante, nasceu em Simão Dias e criou e edita o jornal alternativo Folha da Praia, impresso de circulação na capital há 29 anos. Nele, vários nomes conhecidos pela sociedade sergipana iniciaram carreira ou ilustram suas páginas, movimentando a cena da cultura local.

Antônio foi, ainda, militante estudantil e nas hostes da contracultura. Trabalhou com cinema, teatro e assumiu cargos na Administração Pública como agente cultural.


Por Ivan Valença

Comentários