Aracaju irá receber mini-cursos de literatura da Caravana Rumos Itaú Cultural 2010

0

Entre os dias 13 e 14 de abril, o auditório da Sociedade Semear, em Aracaju, recebe mini-cursos de literatura da Caravana Rumos Itaú Cultural 2010. No primeiro dia, o assunto é Crítica & Ficção no Brasil: Uma Leitura do Presente, ministrado pelo escritor, roteirista e crítico literário Flávio Carneiro. No segundo, Crítica de Poesia: Tiques, Toques e Truques, oferecido por Wilberth Salgueiro, mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Trata-se da quarta de uma série de viagens que leva convidados e a equipe do Itaú Cultural a todas as capitais do Brasil para informar sobre os editais do programa Rumos, edição 2010. Os segmentos são Literatura, Pesquisa, Música e, pela primeira vez, Teatro. As inscrições vão até 30 de junho (com exceção de Literatura, que as encerra em 31 de julho).  Em Sergipe, a caravana conta com a presença de Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo Diálogos do instituto, responsável pelo Rumos Literatura.

Em Aracaju, os mini-cursos tratarão da prosa e da poesia brasileiras. Cada atividade terá uma carga horária de quatro horas, sempre das 18h às 22h. No primeiro dia, no mini-curso Crítica & Ficção no Brasil: Uma Leitura do Presente, Carneiro traz à discussão algumas questões sobre o exercício de uma crítica literária que se arrisca a falar não apenas de obras e autores canônicos, mas do que está sendo produzido hoje no Brasil na área de ficção. Os princípios norteadores dessa crítica, seus critérios, seus recortes são alguns dos pontos tratados, juntamente com a apresentação de um mapeamento da ficção brasileira atual.

Para saber mais sobre o programa acesse o site e o blog Instituto Itaú Cultural

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sociedade Semear

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais