Arquidiocese realiza comemorações do Ano Júbilo

Arquidiocese programa celebração para o Ano Júbilo (Foto: Arquivo Infonet)
No próximo dia 29 de novembro, a Arquidiocese de Aracaju celebra seus 100 anos de Diocese e 50 anos como Arquidiocese. Com o tema “E o reconheceram ao partir o pão e partiram imediatamente” será realizado um Congresso Eucarístico, que segue até o dia 12 de dezembro, abrindo o ano jubilar.

Segundo o coordenador geral do evento, Padre Valtewan Correia Cruz, o Congresso Eucarístico se desenvolve em três fases, tendo início nas paróquias e encerrando em uma solene celebração com presbíteros, bispos, autoridades e o público em geral.

“As duas primeiras fases já se foram desenvolvidas durante todo este ano. No segundo momento, foi realizada uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo nos Vicariatos. A ação teve seu término com uma procissão eucarística e Bênção do Santíssimo”, explica o padre Valtewan.

Programação

De 29 a 12 de dezembro acontece a terceira fase das comemorações em Aracaju. De acordo com o padre Valtewan, de 29 a 8 de dezembro haverá a preparação para a festa da novena da Imaculada Conceição, padroeira da Arquidiocese de Aracaju.

“Já no dia 9, 10 e 11, a gente realiza o Tríduo Eucarístico, onde há uma preparação para o encerramento do Congresso que acontece no dia 12 de dezembro. O Congresso marcará a abertura do ano júbilo, o qual comemoramos o centenário da diocese, seguindo durante todo o ano de 2011”, esclarece o pe. Valtewan.

No dia 12 de dezembro, a programação começará com as 14h com a chegada das caravanas das comunidades vindas do interior e apresentações de bandas católicas, no Estádio Lourival Baptista. A partir das 15h acontece a entronização da imagem da Imaculada Conceição. Seguindo a programação, a Orquestra Sinfônica de Sergipe fará apresentação, e logo após será realizado a adoração ao Santíssimo Sacramento.

“Depois nós ouviremos as palavras do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e do governador do Estado, Marcelo Déda. Encerraremos as celebrações com uma missa final e um show com o Padre Reginaldo Manzotti”, relata o pe. Valtewan.

Ano Júbilo

De acordo com o pe. Valtewan, as comemorações do ano júbilo representam toda a história da vida da Arquidiocese em Sergipe. “Celebra todas as realizações do que a igreja fez durante todo esse tempo. Nesse congresso também teremos a presença do Cardeal Dom Cláudio Humes, representando o vaticano”, conta.

Segundo ele, para participar das celebrações do dia 12 de dezembro, os interessados deverão adquirir uma camisa em paróquias mais próximas. “Em regiões do Agreste e do Cotinguiba a camisa custa R$8. Já em Aracaju o valor está de R$10. Todos esses valores funcionam como uma ajuda de custo para a realização do evento”, conclui o pe. Valdewan.

O evento de encerramento acontecerá a partir das 14h, no Estádio Lourival Baptista, o Batistão, localizado na Rua Cedro, s/nº, em Aracaju.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais