Arquivo Público retoma digitalização de documentos

(Fotos: Asscom / Funcaju)

O Arquivo Público de Aracaju retomou a digitalização de documentos e fotografias de seu acervo. O processo, iniciado no ano de 2009, foi interrompido por problemas operacionais em 2010, quando grande parte do que já havia sido digitalizado foi perdido. No último mês de agosto, a digitalização foi retomada. Desde então, mais de duas mil fotografias já estão no banco de dados dos computadores do Arquivo Público, à disposição de estudantes e pesquisadores.

"Estamos trabalhando na organização de nosso acervo para que, futuramente, ele esteja por completo à disposição da população através do meio digital. Por enquanto, algumas fotografias e recortes de jornais estão digitalizados para visualização apenas em nossos computadores, mas esperamos que até o final de 2012 tenhamos um link na internet para que qualquer pessoa, de qualquer computador, possa ter acesso aos documentos históricos da nossa cidade. Isso garante, além da difusão do conhecimento, a preservação de documentos e imagens tão importantes de Aracaju", diz Virgínia Bispo, diretora do Arquivo Público.

Legenda

Atualmente, o Arquivo Público contém mais de 10 mil fotografias de bairros, monumentos e festividades da cidade, cerca de 1.200 livros de autores sergipanos ou que retratam a capital, 602 mapas e diversos jornais, inclusive o ‘Diário do Estado’, de 1896 e o ‘Estado de Sergipe’, de 1899, publicações mais antigas do acervo. Todos esses documentos, segundo Virgínia, serão digitalizados, com exceção dos mapas e jornais, por causa do tamanho.

Arquivo Público

Localizado na Avenida Hermes Fontes, 399, bairro São José, o Arquivo Público funciona, das 8h às 18h, para pesquisa de documentos, jornais e fotografias do município de Aracaju, datadas desde o final do século passado. Além disso, a instituição também recebe visitas monitoradas com pequenos grupos de estudantes e é uma excelente fonte de informação sobre técnicas arquivísticas. Para saber mais, basta entrar em contato pelo telefone (79) 3179-1381.

Fonte: Asscom/Funcaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais