Arte sergipana é exportada

Um pedacinho do São João de Sergipe foi mostrado em Lousiana, nos Estados Unidos. O dançarino César Leite se apresentou no Heritage Festival In New Orleans, no dia 22 de abril, com sua boneca Genoveva. Eles mostraram um pouco da cultura sergipana, com trechos do espetáculo intitulado “Boi de Barro”, uma mistura de dança, teatro e literatura.

Quem não conhecia a versátil boneca Genoveva ficou impressionado com o entrosamento do casal no palco. O convite para a apresentação partiu do apresentador do programa Ecos Latinos Television Series, que é casado com uma harpista sergipana. No São João de 2004, ele esteve em Aracaju, filmou a apresentação de César e ficou impressionado.

O Festival é produzido pela Fundação New Orleans Jazz e Heritage, uma entidade sem fins lucrativos, comprometida em educar o público através de artistas de países que tenham uma herança cultural parecida com a da Louisiana, como Brasil, Bolívia e Venezuela. César lembra ainda que o melhor é que houve uma programação fora do festival, com apresentações e workshops em várias escolas.

Além de César e Genoveva, também foram para o Festival os cantores Chiko Queiroga e Antônio Rogério. Para César, a única coisa lamentável foi a falta de patrocínio. “As passagens de ida e volta custaram R$ 3,1 mil. Como se trata de uma Fundação, só ganhamos a hospedagem e alimentação. Quem me deu uma ajuda de custo foi o Sintese e o Sindipema. O resto saiu do meu bolso”.

César só chega a Aracaju no final deste mês. Quando voltar dos Estados Unidos passa direto para São Paulo, onde fará parte do Circuito Cultural do Sesc, apresentando cerca de cinco shows. “Nunca imaginei, nem tinha essa pretensão, que minha parceria com Genoveva tomaria essa proporção. É muita responsabilidade levar para outros lugares a cultura popular que os próprios sergipanos não dão valor”, ressalta. 

Por Janaina Cruz

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais