Artistas sergipanos reivindicam incentivos

Artistas realizarão manifestação na Assembléia Legislativa
“Salves os Artistas da terra!”. Assim se chama o movimento, que segundo os organizadores reúne mais de 600 artistas sergipanos que reivindicam melhores condições para realização da arte no estado de Sergipe. Movimento liderado pela compositora Isabel Souza, o músico Tonico Saraiva, a atriz Malva Malvar e o músico erudito Simão Pedro, tem como principal objetivo fazer valer a lei de incentivo a cultura.

“É importante para os governantes, ouvirem as pessoas que constitui o quadro cultural do nosso Estado. A idéia é ajudar a criar a lei de incentivo, por que achamos que tem coisas que eles não sabem. Quem melhor que o artista, para falar das reais necessidades enfrentadas?”, questiona Isabel.

 

Para a atriz Malva Malvar, o artista vive da arte, e por isso é preciso criar oportunidades para essa classe de profissionais que, segundo ela, “trabalham por amor a profissão”. “Acreditamos na arte e na força que ela tem de mudar a vida das pessoas. Não estamos pedindo nada demais, apenas o que é direito nosso. Queremos festivais, forrós de fronteiras, orquestras itinerantes e espaço para exercer nosso trabalho”, pontuou.

Reivindicações

Além das reivindicações, o grupo também reuniu sugestões para a revitalização da cultura num documento elaborado por eles e que deverá ser entregue às autoridades do Estado. “Temos espaços culturais abandonados e esquecidos, como a Rua de São João, os barracões culturais, as arraias de ruas, enfim, vários pólos que podem voltar para o artista sergipano”,sugeriu Tônico.

O grupo formulou ainda criticas a participação de artistas locais em grandes eventos e o acesso a casas de espetáculos. “Apenas 26 artistas sergipanos participaram do forró da orla esse ano. No teatro Tobias Barreto o artista sergipano não consegue pauta” afirma Simão Pedro. Além disso, questiona a participação reduzida de músicos sergipanos na Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) e propõe a realização de concurso público para ingresso na orquestra.

Movimento

Os artistas do movimento “Salves os Artistas da terra!” prometem expor todas esses reivindicações, criticas e sugestões numa mobilização que deve acontecer na manhã dessa segunda-feira, 9, em frente à Assembléia Legislativa. A proposta deles é entregar um dossiê ao prefeito de Aracaju e ao governador do Estado com todos esses pontos.

Para a secretária de Cultura do Estado, Eloísa Galdino, todo tipo de mobilização é válida e promete ler com cuidado esse documento. “Estou aberta para ouvir e discutir as reivindicações e sugestões deles para a política de cultura do nosso Estado”, afirmou Eloísa. Ainda segundo ela, o diálogo com a classe de artistas está sempre aberto, inclusive com a criação de espaços próprios para isso como o Fórum de Músicos Sergipanos.

Por Alcione Martins e Carla Sousa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais