Café Pequeno e The Baggios são finalistas no Festival da Arpub

O grupo Café Pequeno concorre na categoria “Música Instrumental” (Fotos: Marco Vieira/Aperipê)
Em sua 2ª edição, o Festival de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) mantém o objetivo de interligar as produções artísticas locais, promovendo e divulgando nacionalmente os cenários culturais de cada região. Dessa forma, artistas, compositores, instrumentistas e profissionais da música ganham espaço nas rádios participantes, tendo a oportunidade de divulgar seus trabalhos nos quatro cantos do país.

Até o próximo dia 18 de janeiro, a votação do 2º Festival de Música da Arpub estará aberta na internet. Através do site da Arpub, 16 músicas finalistas estão concorrendo, sendo oito na categoria ‘Melhor Música Instrumental’ e oito na ‘Melhor Música com Letra’. Representando o estado de Sergipe, as bandas Café Pequeno com a música “Hang Drum Café” e The Baggios com “Em Outras” participam da acirrada disputa final, e preparam-se agora para a apresentação em Recife, onde acontece a final do festival que está prevista para fevereiro. As duas bandas foram as grandes vencedoras do Festival Aperipê de Música, etapa estadual do Festival da Arpub realizada pela rádio Aperipê FM 104,9 de agosto a outubro.

The Baggios concorre na categoria “Música com Letra”
As duas bandas sergipanas estão se mantendo entre as oito mais votadas de todo o festival. Até o fechamento desta matéria, a The Baggios permanecia no segundo lugar na categoria “Música com Letra”, com 745 votos que representavam 34% de um total de 2.189. Já o grupo Café Pequeno encontrava-se na quinta posição da categoria “Música Instrumental” com 115 votos que representavam 9% de um total de 1.319. Algumas bandas sergipanas têm feito campanha em redes sociais da internet para estimular o público a votar na The Baggios e na Café Pequeno.

O duo The Baggios, formado pela guitarra e o vocal de Júlio Andrade com a bateria de Gabriel Carvalho, foi premiado pela etapa estadual nas categorias Melhor Música com Letra e Melhor Intérprete Vocal. “Estar na final é um prestígio para a gente, é a valorização do nosso trabalho. Essa é uma oportunidade que representa um grande passo para a The Baggios, já que essa conquista tem rendido bastante coisa para a banda, abrindo horizontes para 2011, em novos projetos e festivais”, comentou Júlio.

“Estamos satisfeitos que uma banda como a nossa esteja conseguindo despertar a curiosidade da galera, num circuito fora daquele que é visto como MPB. A gente está conseguindo um reconhecimento com aquilo que a gente quer e propõe, levando um rock de raiz, dos anos 60 e 70, sincero e sem apelação pop. Estamos muito felizes por essa conquista, e se a gente conseguir vencer uma das duas categorias que estamos concorrendo, será uma satisfação maior ainda”, completou o vocalista.

Já o terceto formado por Júlio Rego na gaita, Guga Montalvão no violão e Pedrinho Mendonça na percussão, levou o prêmio regional na categoria ‘Melhor Música Instrumental’. “Estamos muito surpresos porque a música instrumental é muito difícil de ser feita, pela forma como a música é desenvolvida na mídia. Além da premiação da Arpub ser muito boa, o reconhecimento do público é bem legal. É a primeira vez que a Café Pequeno é finalista, e estamos muito felizes também pela The Baggios. Agora é votar, torcer e cruzar os dedos para quem sabe correr pro abraço”, disse o percussionista Pedrinho Mendonça, convocando o público a votar nas bandas sergipanas. 

Rádios públicas do Brasil

A primeira edição do Festival da Arpub ocorreu em janeiro de 2010, em Salvador. O evento foi marcado pela premiação da cantora Patrícia Polayne, que representou Sergipe e venceu nas categorias ‘Melhor Música com Letra’ e ‘Música com Arranjo’ pela canção ‘Arrastada’. “Isso só mostra que existe uma produção musical contínua e de qualidade no estado. Como aconteceu da Patrícia Polayne ter vencido no ano passado, isso serviu mais como um incentivo do que como uma obrigação para as bandas desse ano”, afirmou o diretor da rádio Aperipê FM, Edézio Aragão.

Participam dessa 2ª edição oito rádios públicas do país, totalizando 16 músicas finalistas que já estão sendo tocadas na programação da Aperipê FM e nas demais rádios participantes. Além da Aperipê FM, integram o festival as emissoras MEC e Nacional AM (Rio de Janeiro – RJ), Universitária FM (Fortaleza – CE), Universitária FM (Natal – RN), Inconfidência (Belo Horizonte – MG), Nacional FM (Brasília – DF), Educadora FM (Salvador – BA) e Cultura (Belém – PA).

Segundo Aragão, o Festival Aperipê de Música mostrou a força que a música sergipana tem, lotando o Teatro Lourival Batista durante a final da etapa estadual em outubro. “Como a gente optou fazer o festival daqui num local fechado, ficou nítido que a qualidade técnica e a execução ao vivo dos concorrentes era muito boa. Nós estamos bem representados, agora é a hora de fazer a nossa parte e votar nos grupos daqui”, ressaltou o diretor.

Fonte: Aperipê

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais