Capela comemora aniversário homenageando artista plástico

0

Na próxima sexta-feira, 28, o município de Capela estará comemorando aniversário – 176 anos de Emancipação Política e 121 anos de Elevação à Categoria de Cidade. Na ocasião, a Prefeitura Municipal de Capela realizará uma exposição em homenagem ao artista plástico Rosalvo Rodrigues, considerado um ícone da pintura e escultura capelense.

Apesar do talento, Rosalvo nunca teve oportunidade de expor seus quadros em Capela, por questões que iam desde ao escasso apoio cultural à sua própria situação financeira, fatos que o faziam destacar sempre que “todo artista é pobre”. Hoje, cinco anos após a sua morte, seu grande sonho, ainda que tardio, se tornará realidade: algumas das suas 800 obras encontrar-se-ão juntas num só espaço para serem apreciadas pelo povo capelense.

Nas telas, Rosalvo Rodrigues optou pelos traços da pintura clássica, retratando cenas do cotidiano, a beleza feminina, flores, paisagens e artes sacras. Ele conseguia uma mistura de cores de rara beleza, uma vez que além das tintas comuns, o artista preparava uma tinta específica cuja fórmula levou consigo. “Será uma homenagem justa, pois há quadros dele espalhados pelo mundo”, ressalta a professora Maria Otilia Cabral.

Segundo o prefeito Manoel Messias Sukita Santos (PSB), a homenagem é resultado de um compromisso pessoal de incentivar e valorizar a cultura capelense. “A exposição é a realização de um sonho daquele que morreu sem conhecer a fama e a glória, mas que fez da arte sua história de vida”, destaca.

A abertura da exposição acontecerá na Biblioteca Municipal, na próxima segunda-feira, 24, a partir das 19 horas, com a apresentação musical de um tenor e de um pianista da Sociedade Filarmônica de Sergipe – SOFISE, oportunidade na qual a capelense Olga Andrade, diretora da entidade, também será homenageada.

 

 


 

Comentários