Capela da Unit retoma missas e atividades semanais

A Capela da Unit, como é mais conhecida, é um dos locais mais tradicionais de Aracaju e promove três missas semanais, abertas ao público

Foram retomadas as atividades semanais da Capela da Universidade Tiradentes (Unit), situada no campus do bairro Farolândia (zona sul de Aracaju). Desde o retorno das atividades acadêmicas neste segundo semestre, a capela promove três missas semanais, abertas para alunos, professores, colaboradores e também para toda a comunidade do bairro.

Nas segundas-feiras, a celebração acontece às 11h. Já nas quartas e nas quintas, ela começa às 17h. Os celebrantes são o padre Anderson Pina, capelão da universidade, e sacerdotes da Ordem dos Frades Carmelitas.

A Capela da Unit, como é mais conhecida, é um dos locais mais tradicionais de Aracaju e surgiu por volta de 1840, a partir de um antigo sítio da família do comerciante José Domingues Fontes. Em sinal de respeito à memória do local, ela foi restaurada no início da década de 1990, quando a área foi comprada pelo professor Jouberto Uchôa de Mendonça para a instalação do Campus Farolândia.

Desde então, o templo católico é vinculado à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e vem sendo um espaço para celebrações religiosas que envolvem toda a comunidade da Farolândia e do conjunto Augusto Franco, além do público ligado à Universidade. Além das missas semanais, outras celebrações do calendário litúrgico são promovidas, como o Natal, a Páscoa e a tradicional Trezena de Santo Antônio, no mês de junho.

“Fé e razão sempre caminham juntas. Não deve se separar, só me preocupar só com a razão ou só me preocupar com a fé. E os próprios alunos costumam afirmar que a capela é o coração da universidade. É um local de amor, de partilha, de aconchego, onde a gente busca fraternidade e trabalha a nossa espiritualidade, fortalece a nossa fé”, define a coordenadora da Capela da Unit, Rosângela Aragão.

A Capela da Unit também realiza semanalmente os encontros do Grupo de Oração Reaviva, sob orientação da Renovação Carismática Católica (RCC) e também aberto ao público. Nele, os fiéis vivem momentos mais aprofundados de oração, reflexão e música. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, após a missa das 17h.

Algumas atividades de integração da comunidade também estão programadas para este semestre. Nas quartas, a partir da primeira semana de setembro, serão ministradas aulas de violão e de canto, igualmente aberto ao público em geral e gratuito, e que acontecerão após a missa. E no dia 26 de outubro, acontece mais uma edição da Noite Cultural, com a apresentação de músicas, poesias, quadros e fotografias produzidas por alunos e professores da Unit, além da comunidade da região.

Fonte: Ascom UNIT

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais