Capoeira é destaque em selo comemorativo

A Diretoria Regional dos Correios em Sergipe, lança na próxima terça-feira, 09, no espaço cultural da Agência Central, em Aracaju, o selo postal em homenagem à roda de capoeira e ao ofício dos mestres dessa importante manifestação popular da cultura negra, tornada Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil em 15 de julho de 2008.

A prática da Capoeira envolve um caráter cultural de grande abrangência de expressão, ao reunir várias linguagens artísticas. Foi desenvolvida pelos primeiros negros chegados ao Brasil, como forma de elevar o seu moral, transmitir a sua cultura e com o fim de resistir aos seus escravizadores.

Sua vinculação com a história reforça o seu papel social e colabora na educação de importantes segmentos da população brasileira. Presente em todos os estados do Brasil e em mais de 150 países, a Capoeira tem variações regionais e locais a partir de suas modalidades mais conhecidas: Capoeira Angola e Capoeira Regional.

No evento de lançamento do selo, a sociedade sergipana terá a oportunidade ímpar de conhecer mais de perto essa arte centenária, através de apresentação de membros que integram as federações sergipanas de capoeira, entidades representativas, no Estado, desta manifestação cultural.

O selo lançado pelos Correios focaliza a obra ”Vadiação”, da série Jogo de Capoeira, do artista Carybé (1911-1997). A imagem mostra uma típica roda de capoeira e suas figuras tradicionais: os jogadores e os instrumentistas em ação, assistidos, informalmente, pelo povo em descontração e simplicidade. Os tons fortes realçam o clima festivo. A tiragem é de 10 milhões e 200 mil selos, a R$ 0,65 cada.

Fonte: Ascom Correios

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais