Centro Histórico receberá 17 cortejos nos quatro dias do Fasc

Apresentações ocorrem de 14 a 17 de novembro (Foto: Prefeitura de São Cristóvão/Heitor Xavier, Dani Santos e Alysson Prado)

De 14 a 17 de novembro a quarta cidade mais antiga do país será palco de uma efervescência cultural. Neste período, as ruas da cidade histórica serão tomadas por espetáculos de teatro, música, intervenções artísticas, literárias e os tradicionais cortejos de grupos folclóricos que acontecem durante os quatro dias do 36° Festival de Artes de São Cristóvão (FASC).

Ao todo serão realizados 17 cortejos, entre filarmônicas, grupos folclóricos e de percussão, e outras representações artístico-culturais do estado. A abertura destas atividades acontece na quinta-feira, às 14h, e será feita pela ‘Banda CAPS’, que é composta por pacientes e funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) João Bebe Água (Bairro Rosa Elze) e Valter Correia (Bairro Divinéia, Sede).

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de São Cristóvão, Stefanie Silva Vieira, a banda é composta por aproximadamente trinta usuários e profissionais dos dois CAPS. “Prometemos animar o primeiro dia do festival com um repertorio escolhido pelos próprios pacientes, incluindo composições próprias. Todo o nosso trabalho é para que os usuários tenham uma autonomia e assumam um protagonismo social. Diante da temática do FASC que é ‘Resitir para Existir’, achamos pertinente a presença deles mostrando que o tratamento deve ser feito em liberdade sem isolamento”, destacou.

Já na sexta-feira, 15, a partir das 15h, uma das filarmônicas que desfilam pelas ruas da Cidade Mãe é a União Lira Paulistana (ULP), da cidade de Frei Paulo. Fundada há 143 anos, a instituição é composta atualmente por 250 integrantes, sendo que 60 deles fazem parte da banda que se apresentará no FASC. Pela primeira vez se apresentando no Festival, o grupo trará músicas cívicas e canções que fazem parte da Música Popular Brasileira (MPB) como repertório para esta apresentação. “Para nós é uma felicidade imensa levar a cultura frei paulistana para o Festival, podendo mostrar um pouco da nossa tradição. É uma honra para nosso grupo”, declarou o maestro Juvenilson Menezes.

No sábado e no domingo será a vez dos tradicionais grupos folclóricos passearem pelas ruas e ladeiras da cidade histórica. Marcarão presença nesta edição do FASC grupos como: Taieras de São Cristóvão, Maracatu Asèd Orí, Afoxé di Preto, Reisado de Satú e Samba de Coco da Paz.

Alguns dos grupos se apresentam pela primeira vez, enquanto outros já têm presenças garantidas no FASC há alguns anos. Exemplo disto é o Samba de Coco da Ilha, que se apresenta no sábado, às 16h. “Já nos apresentamos outras vezes no Festival e para nós é sempre um prazer participar. É uma oportunidade de mostrar que nossa tradição é antiga e que é algo que não podemos deixar morrer”, apontou Madalena Santos, mestre do grupo que tem 18 anos de fundação.

Tradição

Os grupos sairão da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em direção à Praça da Matriz, e segundo a coordenadora da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), o município dará todo o suporte durante o cortejo, assim como no transporte dos grupos.  “A Prefeitura estará buscando os grupos da cidade e algumas das atrações de outros locais virão por meio da nossa prefeitura e também através das prefeituras dos seus municípios”, informou.

Para o presidente da Fundact, Gaspeu Fontes, é fundamental fomentar a cultura no município, e a presença dos cortejos já é algo que faz parte da tradição do Festival de Artes. “São Cristóvão respira cultura, e mais uma vez nós estamos trazendo os grupos folclóricos, de percussão e também música clássica para o Festival de Artes. Esta é uma forma de valorizarmos a cultura popular do nosso estado”, apontou.

Confira a programação dos cortejos

Quinta, 14

Banda CAPS – 14h

Lira Carlos Gomes – 15h

Lira N. Senhora Santana de Boquim – 15h30

Filarmônica Euterte Maruinense – 16h

Lira de São Cristóvão – 16h30

Sexta, 15

Filarmônica União Lira Paulistana de Frei Paulo – 15h

Filarmônica Pereira Leite de Itabaiana – 15h30

Filarmônica Nossa Senhora do Rosário – 16h

Sábado, 16

Batala- 14h

Chegança Feminina de São Cristóvão – 14h30

Taieras de São Cristóvão – 15h

Maracatu Ased Ori – 15h30

Samba de Coco da Ilha – 16h

Domingo, 17

Zabumbeiros de Vó Lurdes – 14h30

Reisado de Satú – 15h

Samba de coco da paz – 15h30

Afoxé di preto – 16h

Fonte: Prefeitura Municipal de São Cristóvão

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais