Colaborador da Infonet toma posse na ASL

0

Domingos Pascoal de Melo
Nesta terça-feira, 20, o colaborador do Portal Infonet, Domingos Pascoal de Melo, toma posse na Academia Sergipana de Letras (ASL). Ele ocupa a Cadeira nº 17, cujo patrono é Ascendino Ângelo dos Reis, em sucessão do acadêmico Mário de Araújo Cabral. A solenidade acontece no auditório da Sociedade Semear, a partir das 19h.

Domingos Pascoal já era membro do Movimento de Apoio Cultural (MAC) da ASL. Com o surgimento da vaga na Cadeira nº 17, Pascoal decidiu se candidatar à eleição, e foi contemplado. Apesar da conquista, o colunista se diz apreensivo em tornar-se um imortal da ASL.

“Uma coisa dessas só acontece uma vez na vida. Eu, que tive uma origem modesta, sempre sonhei com essa realidade. Mas só agora percebo quais as proporções dessa minha conquista”, declara Domingos Pascoal, ressaltando que o trabalho foi muito árduo para que ele chegasse até aqui.

Histórico

Domingos Pascoal é natural de Groaíras, Ceará. No início dos anos 70, ele, que nesta época morava no Rio de Janeiro, já escrevia como auxiliar de repórter num jornal carioca. Poucos anos depois, já em Fortaleza, nosso colunista cursava a faculdade de Filosofia e, paralelamente, escrevia matérias para jornais cearenses sobre acontecimentos das cidades do interior. “Escrevi para o jornal O Povo, para a Tribuna da Imprensa, e para o Diário do Nordeste, este último o maior jornal do Ceará”, conta.

Domingos trancou a faculdade de Filosofia e cursou Direito, formando-se advogado. O novo imortal da ASL veio morar em Aracaju em 1989, quando sua esposa foi aprovada em um concurso público. Em terras sergipanas, Domingos Pascoal atuou como advogado sem deixar de lado as letras. Ele é o atual vice-presidente do Tribunal de Ética da OAB, e também colunista da revista Perfil e do Portal Infonet.

Comentários