Concerto dos “Temperamentos” marca estréia de obras

Oquestra de Sergipe (Foto: Jorge Henrique)
Na próxima quinta-feira, 5 de novembro, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a direção do Maestro Guilherme Mannis, fará um concerto especialmente dedicado à interpretação de obras valiosas e raramente tocadas no mundo musical contemporâneo.

Inserida na Temporada 2009 de Concertos, a apresentação trará o trombonista-baixo da Orquestra Sinfônica Brasileira, Antônio Henrique Seixas, um dos maiores expoentes em seu instrumento na atualidade, para a execução de uma peça americana muito alusiva aos filmes de Hollywood e aos musicais da Broadway: o “Concerto para trombone baixo” de Eric Ewazen. Também no programa, além da abertura “Abolição da Escravatura”, do compositor paranaense Alexandre Brasolim, a Sinfonia “Os Quatro Temperamentos”, do compositor dinamarquês Carl Nielsen (1865-1931).

“Os quatro temperamentos”: a Sinfonia nº2 de Carl Nielsen tem por objetivo, em cada um dos movimentos, retratar uma pintura rústica que o compositor havia visto em um dos bares de Copenhague. No primeiro movimento, está representado o homem colérico e impetuoso. O segundo movimento fala do homem calmo e fleumático. O terceiro, o homem melancólico e introspectivo. Finalmente, o quarto movimento menciona o homem sanguíneo, sob uma leitura musical majestosa e impetuosa.

Os paralelos com os temperamentos humanos, já nos primeiros acordes, são inegáveis, e levam o ouvinte a uma viagem pelos diferentes momentos presentes em nossa mente. A utilização da forma sinfonia, por sua vez, sugere uma unidade de que todos esses momentos mentais fazem parte de apenas um intelecto, que tem a capacidade de escolher e lidar com todos os aspectos, dependendo de sua necessidade.

Já a peça de Eric Ewazen é uma obra tipicamente americana, que dá ênfase à potência sonora e a grande capacidade expressiva do trombone-baixo. Aliada à escrita tipicamente americana de Ewazen, que muito lembra os filmes épicos e, em alguns momentos, comédias de Hollywood, o concerto impressiona por sua leveza e simpatia ao público. A ORSSE, por sua vez, fará a estreia brasileira desse concerto.

A “Abolição da Escravatura”, peça do brasileiro Brasolim, tem como objetivo descrever, musicalmente, diversos aspectos de toda a história da escravidão no Brasil: os “Navios Negreiros”, os “Senhores de Engenho”,  a “Abolição”, entre outros. Sua utilização expressiva dos mais variados naipes da orquestra confere à obra um interesse particular, principalmente nos trechos mais expressivos, em que solistas da orquestra interpretam aspectos separadamente.

Sobre o solista: natural do Rio de Janeiro, Antônio Henrique Seixas, estudou trombone, particularmente, com os professores Sérgio de Jesus e Gilberto Gagliardi, de quem recebeu grande influência em sua formação musical. Graduou-se em trombone pela Escola de Música da UFRJ, onde atualmente é professor de trombone e tuba. Recentemente foi aprovado para o curso de mestrado na Manhattan School of Music e para a Mannes College of Music, ambas em Nova York.

Venceu por duas vezes o concurso para solista da Orquestra Sinfônica da Escola de Música, tendo sido o primeiro trombone baixo a atuar como solista nesta orquestra. Ganhou, em 1998, o 3º Prêmio Weril para Jovens Solistas de Instrumentos de Sopro. Participou da Orquestra Sinfônica Jovem Ibero-Americana, em Caracas (Venezuela) e da Orquestra Sinfônica Jovem do Mercosul em 1998 e 2002, atuando em turnê pela América do Sul. Atualmente ocupa o cargo de trombone baixo da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais