Conservatório de Música promove concerto com pianista João Ventura

0
Apresentação ocorre nesta terça-feira, 16 (Foto: SEED)

A sociedade sergipana terá a oportunidade de assistir a uma apresentação do pianista João Ventura, cantor e instrumentista que tem feito sucesso por todo o Brasil e no exterior. O concerto acontecerá nesta terça-feira, 16, às 16h, no Conservatório de Música de Sergipe (CMS), dentro da programação intitulada Concerto Didático. O evento é gratuito e será realizado na sala de música Henrique Souza, com capacidade para 100 pessoas.

“João Ventura é uma grande referência da música sergipana. Tocou com ninguém menos que Madonna e Toquinho, já participou de programas de rede nacional como o Faustão. Ele é professor de Música em uma universidade europeia. Trazê-lo ao Conservatório de Música de Sergipe para compartilhar um pouco da sua experiência é realmente um fato a ser comemorado. O Concerto Didático que o músico promoverá em nossa escola, com certeza, contribuirá para o crescimento profissional dos nossos alunos e de todos que se fizerem presentes”, afirma o diretor do CMS, Carlos Heitor Mendonça.

Ainda conforme Heitor Mendonça, na série Concertos Didáticos, o Conservatório de Música de Sergipe busca trazer músicos e grupos renomados para que possam compartilhar os processos de elaboração das execuções musicais. “Na ocasião, os alunos poderão conhecer como são construídos os arranjos, quais são as técnicas empregadas nas peças musicais executadas, qual o período da peça, ou ainda um pouco da história do compositor. Estamos cada vez mais empenhados em levar à sociedade sergipana um serviço de educação musical de qualidade superior, participando ativamente da construção de uma sociedade com mais oportunidades”, complementa.

Repertório

O músico João Ventura traz em seu currículo apresentações com Maria Gadú, Mayra Andrade, Toquinho, Madonna e experiências musicais na Itália, Áustria, Grécia, Suíça e Portugal.

Trajetória

O pianista, cantor e compositor João Ventura, natural de Aracaju, mescla as correntes erudita e popular em seu projeto Contraponto.  Desde a sua infância, a música sempre esteve no ambiente familiar. Aos nove anos de idade ingressou nos estudos de música erudita com o professor Paulo César Prado, estudou por seis anos e começou a se interessar por novas áreas, como o canto, o violão e a composição. Fez a graduação e o mestrado em piano, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação do professor Dr. Eduardo Garcia. É professor no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e atualmente cursa o Doutorado em Lisboa, na Universidade Nova de Lisboa (UNL).

Confira a programação do CMS

Neste mês de outubro, o CMS oferece à sociedade sergipana uma ampla programação destinada aos diversos públicos.  No dia 16, das 18h30 às 21h, será realizado o Workshop de bateria: técnicas de mãos e temas complementares, a ser ministrado pelo músico e educador Anndré Moysés. A iniciativa terá como foco principal o uso de formos alternativas para o estudo da bateria e serão abordados também temas transversais. Em comemoração ao Dia dos Professores, celebrado no dia 15, na quarta-feira, 17, às 18h30, acontecerá o Concerto dos Professores, na sala Henrique Sousa, com a participação dos docentes do CMS.

O Grupo Pedagógico de Choro, sob orientação do Prof. Felipe Freitas apresentará, na próxima quinta-feira, 18, em duas sessões – a primeira às 17h, e a segunda às 18h – , um   repertório especial dos compositores: Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Joaquim Antônio Callado, Pixinguinha, K-Ximbinho. Também na quinta-feira, 18, às 18h, será a Ópera com Pipoca, iniciativa que conta com a organização das professoras Gisane Monteiro e Nalini Menezes.

No dia 23, das 17h às 20h, será o Recital de Piano a 4 mãos. A iniciativa tem como  objetivo desenvolver habilidades performáticas e ofertar experiências de prática de conjunto para os discentes do curso de Piano,  sob a orientação dos professores: Clese Moreira, Michelle Alves, Rinaldo Lima e Suzi Vasconcelos. No repertório, composições de Schumman, Brahms, Moszkowsky, Fauré e Mozart, e obras que vão do erudito tradicional ao Jazz. No dia 25, das 19h às 21, será o Workshop Musicografia Braille. Serão abordados os seguintes temas: Ensino de música para deficientes visuais; O deficiente: baixa visão ou cego, o uso de diferentes estratégias e ferramentas para cada caso; A Musicografia Braille e o trabalho em Sergipe, panorama e possibilidade.

No dia 27, a Banda do Conservatório de Música de Sergipe estará presente na IX Jornada Pedagógica para músicos de Banda, na cidade de Penedo/Al, na programação artística. O encontro musical reunirá apresentações de Bandas de Alagoas, Ceará e Sergipe.  A Jornada Pedagógica faz parte do calendário cultural de Alagoas e reúne músicos de banda, professores, artistas e a comunidade em geral, numa programação com palestras, concertos, recitais, retretas de bandas, oficias e mesas-redondas. A JPMP 2018 conta com a presença de músicos e pesquisadores do Canadá, de Portugal e de todo o Brasil.

No dia 29, das 19h às 20h30, será realizada a Roda de Conversa “Aula de Música sem instrumento musical? Como?”. Na oportunidade, educadores musicais farão a exposição de dificuldades e soluções sobre aulas de música nas escolas. É um evento que proporciona aos pais dos alunos do curso de Musicalização a vivência musical através de atividades de expressão corporal, percepção rítmica, experimentação de instrumentos de percussão, dentre outros.

O Recital da Camerata de Violões dar-se-á no dia 30, das 18h30 às 19h30. O evento trará um repertório muito diversificado. Obras como Hey Jude, Eu só quero um Xodó e A Paz ganham vida numa nova roupagem. Esse recital levará o trabalho de cerca de sete meses de ensaio do Grupo Pedagógico orientado pelo Prof. Me. Diego Lima ao público.

Encerrando as atividades do mês, no dia 31, às 9h, acontecerá o Recital de Teclado. Neste evento, os alunos dos cursos de musicalização, formação e técnico, sob a orientação dos professores Clara Raquel e Genivaldo Lima, apresentarão o repertório de estudo do segundo semestre de 2018 de músicas popular, gospel e erudita.

Informações

Para mais informações é só entrar em contato com o CSM através do telefone: 3179-1875.

Fonte: ascom SEED 

Comentários