Cortejo Folclórico nas ruas de Aracaju

0

Grupo folclórico Parafusos, de Lagarto
Em virtude das comemorações do Dia do Folclore, 22 de agosto, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promoveu um desfile com 15 grupos folclóricos sergipanos pelas ruas do centro da cidade, na tarde desta sexta-feira, 21. Dentre eles os Bacamarteiros de Santo Amaro e o Samba de Coco da Barra dos Coqueiros. O cortejo teve início na Praça Fausto Cardoso com destino ao Centro de Criatividade, onde estavam programadas outras atividades.

De acordo com a secretária de Cultura, Eloísa Galdino, o desfile folclórico serviu para aproximar a população da capital das representações culturais do estado. “A quantidade de grupos participantes impressiona e é reflexo da rica diversidade cultural sergipana. Com esse cortejo queremos mostrar aos moradores que o folclore pode estar na cidade, nas ruas, ao alcance de todos”, afirma a secretária. “O desfile tem o propósito de dizer ‘Ei, olha aqui, você está vendo isso que está passando? Isto é Sergipe!’”,

completa.

Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino
Ainda segundo Galdino, a Secult e a Secretaria de Turismo (Setur) têm o entendimento de que essas manifestações folclóricas fomentam o aquecimento do setor turístico no estado. “Através dessa parceria, chegamos ao consenso de que o folclore estimula o turismo. Por isso mantemos contato direto e permanente com esses grupos afim de saber suas necessidades, para podermos trazê-los sempre para nossos turistas. Dessa forma, queremos fortalecer aqui em Sergipe o chamado turismo cultural”, afirma a secretária.

Por Helmo Goes e Aldaci de Souza

Comentários