Crianças e adolescentes do ‘Recriando Caminhos’ realizam exposição

Jovens tiveram aulas de fotografia e fizeram seus próprios registros / Foto: Divulgação
Aliar o registro fotográfico à percepção dos jovens. Este é o objetivo da exposição Olhar de Criança, resultado das oficinas de fotografia realizadas no início do mês de julho com 20 educandos do Recriando Caminhos, projeto de educação complementar desenvolvido pelo Instituto Recriando com o patrocínio da Petrobras e a parceria do grupo Votorantim. A mostra contará com a presença dos educandos na próxima segunda-feira, 27, às 15h, no 1° piso do Shopping Riomar e segue até o dia 09 de agosto com 60 fotografias expostas.

A iniciativa de promover a oficina com os educandos da EMEF Gal. Freitas Brandão, entidade parceira do Instituto Recriando, partiu da fotógrafa profissional Monaliza Godoy, como parte do seu trabalho de conclusão de curso sobre a relação entre o registro fotográfico e a percepção dos jovens. O objetivo é mostrar a importância da fotografia como meio de comunicação universal pelo qual as pessoas podem retratar espaços urbanos e rurais, a natureza, momentos únicos da História ou suas próprias imagens, ultrapassando espaços e se perpetuando no tempo. Monaliza é concludente do curso de Pós-Graduação de Artes Visuais: Cultura e Criação, no estado de Alagoas.

Com as oficinas, que tiveram início em 1º de julho, os meninos e meninas aprenderam as técnicas de utilização da câmera fotográfica, noções básicas de foco, enquadramento, fotometria, profundidade, textura, temperatura da cor, entre outras. Após a teoria, os educandos fizeram um passeio pelo bairro Santa Maria, onde a maioria reside, para retratar a sensibilidade do olhar através dos cliques fotográficos e captar imagens esquecidas pela sociedade e pela própria comunidade. Na ocasião, todos estavam munidos de uma câmera fotográfica e acompanhados por profissionais, que os auxiliaram com a adaptação ao equipamento e ao ato de fotografar.

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais