Crianças e adultos interagem em ‘O Figo da Figueira’

Mamulengo de Cheiroso abre temporada no Museu da Gente (Fotos: Portal Infonet)

‘O Figo da Figueira’ é um espetáculo adaptado da obra de Sílvio Romero, teatralizada pela professora Agalé Fontes para o grupo de teatro de bonecos Mamulengo de Cheiroso. Em temporada no Museu da Gente Sergipana governador Marcelo Déda, o espetáculo dirigido pelo ator Augusto Barreto atrai crianças e adultos, em exibição todos os sábados às 16h até o dia 23 de fevereiro naquele espaço dedicado às artes cênicas.

Pedro Freitas: figurino de acordo com o personagem

Durante o espetáculo, observa-se também cenas musicais em que adultos e crianças formam uma verdadeira ciranda no centro do espaço, em uma interação com os bonecos que ganham personalidade própria através de profissionais manipuladores que se mantém atrás do palco. “Um trabalho que é inovado a cada dia que tem como proposta preservar e difundir a cultura”, explica o professor Pedro Freitas, que atua no Grupo Mamulengo de Cheiroso produzindo o figurino, criado de acordo com cada personagem.

A plateia se envolve. “É muito bacana a iniciativa do Museu da Gente em se importar com o lado lúdico da criança e para introduzir a cultura”, resume a advogada Laís Cavalho, que estava de passagem no Museu, mas foi “obrigada” a permanecer na plateia para assistir o Mamulengo de Cheiroso, empurrada pela filha Maria Luna, de apenas três anos de idade, que insistiu para assistir e interagir com as demais crianças.

Outras temporadas

Adultos se empolgam e se misturam às crianças em uma ciranda

A partir de parcerias com grupos teatrais, o Instituto Banese realiza uma série de apresentação, dividido em seis temporadas, com espetáculos realizados até o final do ano.

Confira, abaixo, a programação completa:

1ª Temporada (12/01 a 23/02)
Espetáculo: O Figo da Figueira
Companhia: Grupo Mamulengo de Cheiroso

2ª Temporada (09/03 a 13/04 e 27/04)
Espetáculo: Fabular
Companhia: Trem Bão de Teatro e Música

3ª Temporada (04/05 a 15/06)
Espetáculo: Vai dar cacho na cabeça do bebê, mainha?
Companhia: A Tua Lona

4ª Temporada (22/06 a 03/08)
Espetáculo: Rumpelstiltskim
Companhia: Luca Piñeyro

5ª Temporada (10/08 a 31/08 – 14/09 a 28/09)
Espetáculo: Minha Terra tem Laranjeira
Companhia: Então Companhia de Arte

6ª Temporada (05/10 a 26/10 – 09/11 a 30/11)
Espetáculo: Um Sonho de Natal
Companhia: Cia. das Artes Tetê Nahas

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais