Demanda de turistas para museus de SE é pequena

Muhse é uma das instituições que participam do evento / Foto: Arquivo
Será aberta logo mais ás 18h30 a programação do seminário que irá discutir o tema ‘Museus e Turismo’. O evento, que será realizado na Biblioteca Pública Epifânio Dória, faz parte da programação da 7ª Semana Nacional dos Museus, que acontece de 17 a 23 de maio em todo o país.

Em Sergipe, participam da programação 10 instituições que irão discutir entre outras coisas, a integração e a necessidade de incluir os museus nos roteiros turísticos. Em todo o Estado existem 35 instituições museológicas. Segundo a historiadora e diretora do Museu do Homem Sergipano (Muhse), Terezinha Oliva, na maioria das vezes nem mesmo os próprios sergipanos conhecem esses espaços.

“Hoje nós temos uma demanda limitada. No Museu do Homem Sergipano, por exemplo, o público é praticamente só de estudantes”, afirma Terezinha. Um dos motivos apontados para essa baixa procura é a falta de divulgação. Por não haver demanda é que,

Terezinha Oliva afirma que demanda de turistas é muito pequena
segundo ela, os museus ficam de portas fechadas em fins de semana e feriados.  “Em tudo que passam a ser divulgados, os responsáveis pelos museus podem se articular para atender essa demanda específica de turistas”, explica Terezinha.

A partir das discussões que serão travadas durante esses três dias de evento a diretora do Muhse acredita que poderá surgir propostas concretas para dinamizar o setor. “O Estado divulga o turismo de sol e praias, mas entendemos que o turismo cultural também precisa aparecer”, ressalta. Na última mesa-redonda do evento irão participar do debate representantes de diversos órgão ligados ao turismo, entre eles, EMSETUR, Funcaju e Sindicato de Guias de Turismo.

Abaixo segue a programação completa do seminário:
 

Dia 18 (segunda-feira)

18h30 – Abertura
19h30 – Conferência – “Perspectiva da Musealização dos Atrativos Turísticos”
Palestrante: Professora Drª. Rita Maia Silva
Coordenadora da mesa: Professora Izaura Julia de Oliveira Ramos

Dia 19 (terça-feira)

19h – Conferência – “Museus e Turismo”
Palestrante: Professora Msc. Verônica Maria Menezes Nunes
Coordenadora da mesa: Museóloga Fabiana Carnevale Maciel

Dia 20 (quarta-feira)

19h – Mesa redonda – “Os Museus nos Roteiros Turísticos de Sergipe”
Participantes da mesa: EMSETUR, ABAVE, Funcaju, Sindicato de Guias de Turismo e Secretária de Estado da Cultura.
Coordenadora da mesa: Professora Drª. Terezinha Oliva

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais