Deputada Ana Lucia propõe criação da Semana Estadual da Dança

A deputada estadual Ana Lucia (PT) apresentou Projeto de Lei (nº 74/2010) que institui, no Estado de Sergipe, a Semana Estadual da Dança e dá outras disposições. De acordo com a propositura, o período será comemorado durante toda a semana que contém o dia 29 de abril – Dia Internacional da Dança -, introduzido em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco, comemorando também a data do nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do ballet moderno.

A deputada explica que a Semana Estadual da Dança tem o objetivo social de resgatar, promover e incentivar a arte da dança em Sergipe. “A criação da Semana Estadual da Dança surge da necessidade de valorização da dança na nossa cultura, pois esta é a arte de expressar sentimentos e idéias através da linguagem do corpo”, fala a parlamentar.

A deputada Ana Lucia diz ainda que além de ser uma forma criativa de se expressar, a dança interfere de forma direta na saúde das pessoas, ajudando a prevenir, de forma natural, saudável e divertida, várias doenças, trabalhando a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, desenvolvendo ainda a musculatura corporal de forma integrada e corporal.

A deputada petista ressalta a importância da instituição da Semana Estadual da Dança para o estímulo a grupos folclóricos, dançarinos e àqueles que vêem na dança uma oportunidade de trabalho ou até mesmo uma opção de lazer ou realização pessoal.

Outra justificativa e também uma das principais para a iniciativa de criar uma PL para instituir legalmente a Semana Estadual da Dança, segundo a deputada Ana Lucia, foi a idealização da Semana Sergipana de Dança, pelo diretor do Teatro Tobias Barreto, Lindolfo Amaral, que hoje chega a sua 4ª edição.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais